Comunidade no orkut

Você tem perguntas, quer passar sugestões de postagens e ainda discutir algumas técnicas? Está com dúvidas sobre tipos de materiais como qual arame ou fio comprar para modelagem de bijus e etc? Então faça parte da comunidade deste blog no Orkut. Clique aqui.

Participe aqui também: comocriarbijuterias.ning.com

sábado, 31 de janeiro de 2009

Como fazer acabamento com cones:

Este é um acabamento profissional, limpo e simples.
Você vai precisar de:

Acabamento para puldeiras ou colares; Finalizadores ou terminais; Cones para bijus; Fio tipo náilon ou outro qualquer usado em bijuterias; Uma miçanguinha pequena para ficar na ponta menor do cone; Seus alicates de bijus;


Corte uns 5 cm de fio, dobre a ponta e coloque um terminal amaçando-o contra o fio de forma que fique bem firme.

Vai-se criar uma pequena voltinha e nela, você vai prender o final do seu colar.
Encaixe o cone no fio com a extremidade maior em direção ao colar.
Encaixe a miçanguinha.
Faça uma nova voltinha prendendo-a com o terminal como feito anteriormente. Encaixe nesta voltinha o seu acabamento para colar.
Fim :D

Noivas e convidadas: Bijuterias para casamento.

As tiaras feitas de miçangas, como esta abaixo, são ideais para alguns estilos de noivas. Esta é para um estilo mais "fun" e deve ser usada com vestidos mais simples e lisos. Eu particurlamente acho ela linda mas ainda preferiria se fosse com miçangas branquinhas, menores e em menos quantidade.
Este colar é daquele tipo que eu já postei antes aqui, feitos com miçangas costuradas ao tecido. Lindo demais!
E essa tiara, que delicada! Podem aguardar o passo a passo dessas flores de fios de aço e miçangas.
Gente, esse colar também é feito com flores de fio de aço e miçangas, várias flores sobrepostas, lindo!
Mais um colar com as mesmas flores sobrepostas...
...e outro! Todo de fio de aço.
Este abaixo eu colocaria miçangas ao invés de botões mas aí vai do estilo de cada um. Ele é feito com um pedaço de renda, flores de tecido, botões e pequenas pérolas.
Na parte de trás o acabamento é feito com cordinhas de seda, pérolas e botões nas pontas.

Passo a passo de pingentinhos com fio de aço.

Cá estou eu, novamente, postando sobre esses trabalhos incríveis com fios de aço. Vi que algumas leitoras se manifestaram dizendo que querem saber mais sobre o assunto então resolvi postar mais passo a passo e técnicas para esse tipo de trabalho com bijus.
Hoje vamos fazer pingentinhos.

Material:

  • Alicates de: dobra, ponta redonda e corte;
  • Fios de aço de 0.32 milímetros e 0.51 milímetros
  • Miçanga arredondada;

1- Corte 30 centímetros de fio de aço de o.32 mm. Estique o fio com seus alicates tirando qualquer imperfeição. Esta será a base que você irá laçar.
2- Corte agora 50 centímetros de fio de aço de 0.51 mm. Este será o fio que você irá laçar o fio-base.

3- Segure os dois fios em uma mão e comece a fazer o laçado do segundo fio no primeiro. Faça esse laçado na parte central do primeiro fio.
4- Faça um laçado bem redondinho, sem amassados e apertadinho. Se precisar, use seu alicate para unir as voltinhas bem pertinho umas das outras.
5- Continue fazendo o laçado até que ele se encaixe no diâmetro da sua miçanga. Pare e meça o tamanho, quando necessário.
6- Corte 45 centímetros do fio mais fino e gentilmente dobre-o ao meio e posicione-o no meio do laçado. Passe as duas pontas desse fio por dentro da miçanga.

7- Una todos os fios juntos e escolha o mais longo dos fios de 0.32mm para fazer a ondinha.
8- Comece entrelaçando todos os fios juntos mas deixe algum espaço acima da miçanga antes de começar.
9-Lace em torno dos fios com o fio mais longo. Gentilmente encurve os fios em torno do alicate de ponta redonda.
10- Curve os fios delicadamente usando seu alicate de ponta redonda. Deixe para fora um dos seus fios mais longos. Abaixo dessa curva é onde estará o resto de fio que será cortado.
11- Lace o fio em torno dos outros fios várias vezes para segurar o "looping" ou laçado.
12-Enrrosque o final do fio em torno do centro como na figura.
13- Continue fazendo o laçado no meio da peça até que toda a parte de cima da miçanga fique preenchida.
14- Para finalizar, faça um laçado pelos fios do lado da miçanga e corte qualquer excesso de fio usando seu alicate de corte.
Já com prática, use o fio de 0.40 mm para substituir o de 51 mm e o de 0.25 para substituir o de 0.32 mm.

Use esta técnica para produzir pingentes maiores também.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Colar do dia: De miçangas costuradas ao tecido.

Eu já postei sobre esse estilo de biju várias vezes aqui, onde você corta um pedaço de tecido, no formato desejado(formato de cinto, pulseira, etc) e que não seja um tecido muito fino ou delicado bordando as miçangas nele.
Detalhe para a pedra central que foi colada ao tecido.

Um mosquito?

Relebrando ainda a técnica com fios de aço, aí vai mais uma peça, mas desta vez engraçada!

Pingentes de plástico reciclado - passo a passo:

Aqui está um projeto rápido e divertido!

Esses pingentes podem ser usados para brincos, colares ou qualquer outra biju de sua preferência.Eles são feitos de plástico #6 reciclado, aqueles plásticos usados em caixinha de comida pra levar (quando você vai num restaurante e leva uma parte da comida que sobrou pra casa). Também são encontrados em produtos de mercado e etc. Veja qual estou falando:
Passo a passo fornecido pelo site whipup.net
Entenda que o material que você vai usar é reciclado, então, não se preocupe se da primeira vez não sair perfeito. Afinal de contas, é lixo!

Material:

1- Caneta de tinta permanente
2- Plástico #6
3- Forno ou forninho, tanto faz.
1- Corte duas peças da parte lisa da caixinha de plástico no tamanho e formato que você quer. O meu era de mais ou menos 5 cm X 4m. Faça também círculos ou qualquer outro formato que você queira mas sempre arredonde as pontas porque depois que sai do forno, elas podem ficar afiadas.

2- Faça um buraco na sua peça perto de alguma das extremidades.

3- Comece o seu desenho usando a caneta de cor preta para isso e pinte de outras cores entre as linhas. Seja criativa, faça desenhos diferentes nas peças e se você ainda estiver insegura, treine antes em um papel o desenho q você quer fazer.

4- Coloque sua peça sobre um papel usado para assar, ponha no forno já pré-aquecido a 250 graus e veja a mágica acontecer!
5- Assim que você colocar no forno já vai dar para perceber o plástico se contorcendo, isso é normal. Quando você vir que ele diminuiu e já está voltando a ficar liso e ao mesmo tempo mais grosso, retire do forno. Se seu pingente ainda estiver meio amassado, alise-o que ele fica certinho.
Voilá!!! Aí estão seus lindos pingentes
Com relação ao tempo no forno, isso vai depender de todo o processo de ver eles diminuindo e ficando mais grossos. Nao é demorado e tudo vai depender da sua atenção.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Colar de pérolas e correntes.

Ontem fui dar uma pesquisada nas lojas de um shopping que tem aqui em San Diego e percebi que muitas lojas têm usado vários tipos de combinações de roupas com colares de correntes e pérolas de várias voltas.

O interessante desses colares é que eles dão um visual lindo com roupas estampadas, lisas, simples e até as mais exageradas. Você pode dar nós, mudando um pouco o estilo dele, pode usar vários ao mesmo tempo e pode ter certeza, você vai ficar hiper charmosa!

Para quem gosta não só de usar mas de fazer esse tipo de colar, posso já ir adiantando, não tem muita coisa mais simples de fazer que esses modelitos. Use correntes, pérolas, e acabamento para colar.
Mais uma idéia de bijuteria interessante para seus novos projetos :D

Anel feito de fio de aço! Veja um passo a passo bem simples:


MATERIAL:

•Fio de aço: Use uma expessura intermediária, ou seja, nem muito grossa e pouco maleável e nem muito fina;
• Alicate cortador;
• 1 botão a seu gosto;
• Use um medidor de anéis. Caso você não encontre o medidor de anéis com facilidade, use alguma coisa redonda como uma tampinha de batom. Normalmente essas tampinhas têm a largura de um dedo (de qualquer forma, o medidor é a melhor opção para um trabalho bem feito e preciso);
• Alicate de ponta redonda;
1- Corte em torno de 90cm de fio de aço. Passe um lado do fio por dentro do buraco do botão e depois pegue o outro lado do fio e passe por dentro do buraco pelo lado oposto. Faça um pequeno looping ou laçado na parte de baixo do botão.

2-Depois de medir o tamanho do anel que você quer fazer, faça um novo looping ou laçado em torno do medidor na altura desejada e, cada vez que fizer um laçado, faça também um outro laçado em torno da parte inferior do botão. Repita esses laçados até que seu anel obtenha a aparência desejada.

3-Talvez você tenha que usar seus músculos aqui: Remova o anel do medidor e, usando seus alicates, puxe o resto do fio e faça um laçado em torno da parte do anel ao lado do botão. Repita o mesmo processo do outro lado.

4- Volte com o anel no medidor para acertar novamente o círculo do anel de forma que fique sem amassados. Não force muito para que não quebre o botão!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Colar "Plumas de Águia"

Esse nome foi dado carinhosamente ao colar por ele ter o estilo das peças criadas por índios nativos da América do Norte.
Por vários anos, a águia tem sido o animal nacional dos EUA.

Saiba mais sobre a simbologia desse animal incrível:

A águia pode ser vista simbolicamente como símbolo da força, da grandeza e da majestade. Foi muito usada em brasões de exércitos, figurando nos estandartes de Ciro, rei dos Persas, e, mais tarde, durante o segundo consulado de Mário, encimando as lanças que eram insígnias das legiões. Na simbologia cristã aparece como possível símbolo da ressurreição e o triunfo de Cristo e do cristianismo. Foi também o símbolo da [[alma humana]], o símbolo das artes. Chama-se de águia o homem muito perspicaz, penetrante, que vê longe; superior em inteligência.


A moda dos coletes que ferveu nas décadas de 70 e 80 está fervendo também nos dias de hoje!

Os coletes são versáteis, nem sempre você tem que abotoá-los e são perfeitos em qualquer estação do ano e, de alguma forma, eles ainda confundem e impressionam os mais críticos dos fashionistas. Talves isso aconteça porque usar um colete os leva a memórias ruins de modas do passado como coletes de crochê, jeans e outros que fizeram parte da década de 80 e início dos anos 90. Ou talvez seja porque quem usa um colete esteja tentando criar uma modinha ou um estilo a qualquer custo. Mas, vamos colocar todos esses medos de lado e dar uma olhadinha nos coletes de hoje em dia:
Eles são simples, femininos e nem um pouco complicados. Cortes "clean" e costuras neutras fazem com que os coletes se misturem perfeitamente ao seu visual, ao invés de roubar a atenção do o resto do seu "look". Você consegue se ver usando um agora? Aqui estão algumas idéias de como usar os coletes nos dias de hoje:



1-Se você pensa que coletes passam muita informação em um visual, pense novamente - com uma blusa fresquinha de mangas curtas, uma colar de corrente bem delicado, um colete sem botões pode virar seu melhor amigo.


2-Um estilo garoto-escolar chique virou tendência de várias lojas famosas como Banana Republic. Uma camisa branca e uma gravatinha completam o look.


3- Este outro colete é adorável. É um visual legal e casual sobre uma camisetinha branca e calças no estilo skinny e sapatinhos rasteiros. Você pode usar esse look em meses mais quentes ou no inverno para uma noitada.


4-Katie Holmes parece uma mulher segura de si e extremamente chique nos convencendo de que usar um colete sem nada por baixo é o que há. Ok, talvez não, mas que é um look sensual, é. Use um colete a la Katie Holmes se você quiser provar que uma mulher linda e sensual pode usar um acessório um tanto masculino.

Vamos dizer que o seu estilo seja mais divertido e que você ame a moda dos anos 70 ou 80 ( a década de 80 voltou à moda e você não notou?), então, separei algumas idéias extras para você nas imagens abaixo.

1- Voltando a falar na moda hippie, o que você acha deste colete? Eu acho um arraso! Acho também que ele fica lindo com qualquer top básico por baixo. Feito com bordados em miçangas, aí está mais uma idéia para seus novos trabalhos com as nossas pecinhas prediletas, que tal?


2- Este colete possui uma delicadeza dada pela transparência do tecido e um bordado simples mas que compõe o visual sem pesar no resto do look.

3- Simples mas com traços de arte através do bordado com miçangas. Eu acho lindo e você?
4- Um show de simplicidade e luxo fazem deste colete um acessório tão feminino e charmoso que até você, que não gosta dessa moda, vai passar a gostar.
5-Muito década de 70! Este colete de crochê não faz bem parte da moda atual dos coletes mas, que é lindo, é.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pulseira do Dia e a Moda dos Hippies

Veja que fofura esta pulseira de crochê com miçangas! Eu achei a mistura de cores particularmente o máximo e totalmente hippie.
O fato de ter pontos de crochê variados e também miçangas costuradas, a pulseira fica com várias texturas diferentes.

Para fazer o acabamento, use botões. É uma forma fácil de acabamento e confortável para o uso também.

Já que eu postei sobre esta pulseira meio hippie, que tal então falarmos sobre essa moda que foi febre na década de 60 e 70?

Hail The New Hippie

Os "hippies" (no singular, hippie) eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 70. Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduismo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias. Eles enxergavam o patriarcalismo, o miltarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.

flower power ... (:

Os Hippies e suas origens:

O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra, e.x.: Harry The Hipster Gibson. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez, em um jornal de São Francisco, um artigo do jornalista Michael Smith. * A eclosão do movimento se deu ao surgimento da chamada Geração Beat, os beatniks, uma leva de escritores e artistas que, primeiramente, assumiram os comportamentos copiados pelos hippies. Com a palavra "beat", John Lennon, transformado em um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome da sua banda "The Beatles". Tanto o termo beatnik como o termo hippie assumiam sentido pejorativo para a grande massa norte-americana.

Penteado hippie:

Estilo e comportamento:

Nos anos 60, muitos jovens passaram a contestar a sociedade e a pôr em causa os valores tradicionais e o poder militar e econômico. Esses movimentos de contestação iniciaram-se nos EUA, impulsinados por músicos e artistas em geral. Os hippies defendiam o amor livre e a não-violência. Como grupo, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais, usam cabelos e barbas mais compridos do que era considerado "elegante" na época do seu surgimento. Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por os acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher".

Colar hippie com pequenos símbolos que representam a paz:
Os Hippies não pararam de fazer protestos contra a Guerra do Vietnã, cujo propósito era acabar com a guerra. A massa dos hippies eram soldados que voltaram depois de ter contato com os Indianos e a cultura oriental que, a partir desse contato, se inspiraram na religião e no jeito de viver para protestarem. Seu principal símbolo era o Mandala (Figura circular com 3 intervalos iguais).

Para fazer este colar vá no link "bijuteria e a reciclagem" ao lado e veja as idéias sobre bijuterias feitas com papel.

Bata no estilo hippie, um luxo? Sim, um luxo! Quem disse que esse estilo não pode ser chique e classudo? Perceba o bordado feito nos tons pêssego, laranja, turqueza, branco e preto, lindo mesmo!

Você quer dar um "up" naquela blusinha ou bata básica que você tem em casa? Então vou te dar uma idéia:

1-Corte um pedaço de tecido num tom que combine com o tom da roupa em que irá usar. Este pedaço deverá ser cortado no modelo em que você quer que o bordado seja coturado. Veja a bata acima, o bordado foi feito em toda a volta da gola em "V" com uma pequeno balão abaixo. Se você quiser este mesmo modelo, corte duas faixas de tecido no tamanho da gola e um modelo de balão.

2-Com uma caneta ou lápis, desenhe a estampa que você deseja bordar. Com agulha e linha, borde com miçangas variadas e a seu gosto.

3-Para finalizar, costure suas faixas bordadas e o balão também bordado na blusinha ou bata.

Trabalhar com bijuterias - respostas e dicas para leitoras.

Fazer bijuterias pode dar dinheiro? Artesanato pode gerar uma boa renda extra?

Eu comecei a fazer bijus comprando algumas peças baratinhas e copiando modelos bem simples de revistas. Consegui fazer peças interessantes com certa facilidade logo no começo e até crianças já vi fazendo bijus com bastante criatividade, e, por esse e outros motivos eu acredito que pessoas com tempo e vontade possam realmente extrair algum dinheiro fazendo bijuterias.

Pesquisei na internet e logo encontrei exemplos de pessoas se dando muito bem produzindo e vendendo bijuterias, cabe aí saber onde, no seu espaço, oferecer o produto. Seja em lojas, amigos, no trabalho, escola e o que for.

O preparo:

É claro que a coisa não é comprar os produtos e sair fazendo de qualquer jeito, é preciso uma preparação, saber o mínimo sobre o produto, onde comprar, onde vender, como fazer… informações que este blog vem trazendo para você.

De qualquer maneira, você tem que ter em mãos o material necessário para a fabricação da sua bijuteria.

Comece fazendo modelos simples, ou seja, depois que você já obtiver prática comece a investir nas cores e diferentes modelos. Se você perceber que tem vocação ou gosta de fazer isso, busque se aperfeiçoar cada vez mais lendo revistas de bijus, fazendo cursos, e é claro, vendo os modelos de passo a passo e idéias novas sempre atualizados aqui no blog rsrs.

Para a fabricação de bijuteria relaxe e concentre-se, procure trabalhar um em local apropriado, ou seja, em uma mesa com grande espaço livre e bem iluminado. Uma dica é que você compre kits de ferramentas.

Se você ainda tiver dúvidas, exponha-as no meu quadrinho de recados ou na caixinha de comentários no final das postagens aqui no blog.

Espero vê-las todas felizes produzindo e lucrando, esse é o meu objetivo aqui no blog, ajudar.

Beijokas da Mari.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Cinto de Macramê, vamos fazer?

Para começar, você vai precisar do seguinte material:


  • Cordoamento para trabalhos em macramê;
  • Acabamento para cinto que tenha abertura para inserir o cordoamento;
  • Uma tela para trabalhar os nós;
  • Alfinetes em formato de "T";
  • Fita métrica;
  • Tesoura;

Passo a passo fornecido pelo site thisyearsdozen.wordpress.com

1: Corte pelo menos em torno de 5 metros de corda se você é mais magrinha ou entre 6 e 7 metros se você precisar que seu cinto seja maior. Siga a ilustração da foto.

2: Puxe o nó para ficar bem apertado.
3:Numere as cordas de 1 a 12 da esquerda para a direita. (Neste ponto, você só tem uma corda montada. Esta corda será a corda números 1 e 2. Vá numerando as outras de acordo com a montagem que você vai fazendo.

4: Traga a corda número 2 para cima e passe-a por dentro do acabamento para cinto.

5: Puxe-a até o fim como na ilustração abaixo.
6: Repita esse mesmo processo com a corda número 1.
7: Continue montando mais cordas da mesma forma que você fez com a primeira formando 12 cordas penduradas para baixo.
Assim como na imagem, a parte de trás do seu cinto deve ficar.
8:Você vai começar agora a fazer os pontos quadradados ou nós quadrados. Siga as ilustrações para entender.
Aperte bem os nós para que fiquem totalmente unidos os fios.
9: Faça a mesma coisa com os fios do meio...

...e os fios da direita.

E é assim que deve ficar:
10: Agora você vai começar a fazer os nós quadrados alternados. Esse nome é porque você vai usar fios diferentes dos anteriores, de forma alternada.

11: Você vai fazer um nó quadrado com as cordas 3 a 6 e um nó quadrado com as cordas 7 a 10.

12: Aperte bem os nós e veja se estão todos alinhados perfeitamente.




13: Agora você vai usar todas as 12 cordas fazendo nós quadrados mas preste atenção, desta vez você não deve apertar tanto os nós para que seu cinto tenha pequenas aberturas com pontos mais largos. Veja como se faz de acordo com as figuras abaixo.





14: Vá fazendo os nós repetindo todo o processo anterior até que você alcance o tamanho desejado para o seu cinto.
15: Terminado todo o processo anterior você deverá pegar o outro lado do acabamento do cinto e fazer os nós abaixo:
16: Aperte os novos nós junto aos nós anteriores.
17: Assim é que deve ficar a parte de trás dos nós:
18: Corte a parte extra de fios que você não irá usar. Queime as pontas da corda de forma que derreta as mesmas um pouquinho. Faça esse processo rapidamente para que você não ponha fogo no seu cinto!
19: Assim é que seu cinto deve ficar:
20: Fim :P
Passo a passo fornecido pelo site thisyearsdozen.wordpress.com

sábado, 24 de janeiro de 2009

Colar do dia e pequeno passo a passo.

Da mesma forma que eu faço alguns modelos de cintos em miçangas eu uso para fazer este tipo de colar que é, na minha opinião, uma delícia de fazer! O resultado final agrada muito a clientela e surpreende bastante também.
Veja como fazer:
1- Corte um pedaço de tecido (que não seja nem muito fino e nem fácil de desfiar) no formato de um colar como o da foto por exemplo. Tente cortar dobrado para que você tenha dois pedaços iguais. Um pedaço vai ser onde as miçangas serão costuradas e o outro a base de trás que irá tapar a costura.
2- Na foto do colar abaixo não dá para ver o acabamento que poderá tanto ser feito em tecido, como um prolongamento mais fino do colar que seja comprido o suficiente para dar um laço, como pode ser de corrente ou de miçangas.
3- Com um lápis ou caneta, você vai fazer o desenho que você desejar em um dos pedaços de tecido. Em cima desse desenho, você vai costurar miçangas variadas. (Veja o link ao lado sobre idéias de cores que poderá ajudar).



4- Após terminar o trabalho de costura ou bordado com as miçangas, pegue o outro pedaço de tecido e costure-o na parte de trás do tecido bordado tapando a costura do mesmo. Faça a costura apenas pela extremidade. O meio não precisa ser costurado.
OBS: O custo pode variar (depende do tipo de miçangas usadas e quantidade) e o lucro é normalmente de 200% pra mais! A média de tempo também varia. Dependendo da sua disponibilidade, em menos de um dia você pode terminar um trabalho desses.
*Uma outra sugestão, caso você não saiba fazer um desenho legal: Use um tecido com uma estampa interessante e trabalhe com as miçangas em cima dela.
*Aproveite essa idéia para fazer também cintos, pulseiras, flores de cabelo, detalhes em roupas, detalhes em sapatos e etc.

Idéias para anéis feitos com miçangas.

Eu estava procurando mais assuntos para postar hoje e me deparei com o fato de não ter nada sobre anéis aqui! Poucos são os anéis em miçangas que fazem a minha cabeça. Eu não sei com relação à vocês mas eu particularmente, não sou muito de usar anéis feitos de miçangas a não ser que eles sejam bem diferentes e elegantes.
Estes anéis das imagens são os tipos de modelos que eu acho interessantes. Eles não têm tanto aquela aparência de coisa baratinha que muitos anéis feitos de miçangas têm.
Eu acho que você pode fazer bijus lindas por um custo muito baixo mas, não deixe que esse custo baixo interfira na qualidade do seu trabalho. Uma boa técnica e design podem transformar miçangas baratinhas em modelos incríveis dando resultados bem lucrativos. Estes anéis de crochê abaixo foram feitos pela Enna Design.
Os anéis feitos com fio de aço são muito legais porque a infinidade de modelos que você pode criar é enorme.

Os meus preferidos ainda são os feitos em cristais e os de fio de aço. E os seus? Quais são?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Bijus de crochê, mais algumas idéias.

Olha que fofos esses brinquinhos!!! Se você é boa na arte do crochê então vai amar essas idéias que eu separei para seus novos trabalhos:


Este colar ficaria ainda mais interessante com uns cristais juntos aos pontos ou alguma miçanga fazendo o miolo das flores, você não acha?
Colar com miçangas de madeira, canutilhos e crochê:
Este colar de olho engraçado foi preenchido com algodão para ficar fofinho.Veja uma idéia de como fazer um colar em crochê e miçangas:

Repare que as miçangas foram adicionadas antes de iniciado o trabalho.




Colar e brincos do dia

Tem gente que não gosta de usar nada exagerado mas isso acontece porque o fato de combinar roupas e bijus não é um ponto forte para muitas pessoas. As bijus podem nos deixar tanto mais charmosas e femininas quanto cafonas e é aí que as roupas básicas devem entrar.

Este conjuntinho de colar e brincos tem um estilo antigo do tipo vintage e cai muito bem com uma saia sem estampas talvez com alguma textura e uma blusinha lisa e simples. O importante é usar o bom senso.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Passo a passo de pulseira de cristais.

Hoje resolvi postar mais passo a passo porque, apesar de ter passado pra vocês várias idéias nesses últimos dias nas postagens anteriores, saber como fazer bijuterias é o que mais nos interessa. Então vamos lá, nesta pulseira foram usados cristais, miçanguinhas pequenas, linha e acabamento para pulseiras. A quantidade de miçangas e cristais vai depender pois cada pulso é um pulso, não é mesmo? O meu é super fino então as minhas pulseiras muitas vezes não cabem em outras pessoas. Para vender procure trabalhar com tamanhos médios.
Siga os passo a passo das imagens abaixo:


Passo a passo fornecido pelo site thisyearsdozen.wordpress.com

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cintos em Miçangas.

Quem foi que disse que um cinto não pode ser tão impactante como uma bela peça de bijuteria?
Dependendo do modelo criado, o trabalho de fazer um cinto desses é bem demorado e vai exigir de você paciência e dedicação. Mas vou dizer, vale à pena! Muitas clientes estão em busca de peças personalizadas e incríveis o bastante para fazê-las gastar seu rico dinheirinho.

Quando eu faço um cinto deste tipo dos da foto abaixo, eu costumo fazer uma base de tecido dobrado. Costuro no formato de cinto, no tamanho desejado, faço com lápis ou caneta o desenho no tecido e começo a bordar. É uma peça ótima para aproveitar as bijus extras que você não sabe o que fazer com elas.
Pegue aquelas miçangas antigas que estão sobrando aí na sua casa, veja qual ficaria legal com qual, combine-as e comece a trabalhar!
Gente, esta foto abaixo é da artesã Sherry Serafini. Ela faz trabalhos incríveis com miçangas! Neste cinto ela usou um belo pedaço de couro e vários tipos de miçangas diferentes. Seu trabalho é tão único e personalizado que ela até já ganhou vários concursos e ainda ficou famosa entre os artistas.
Veja um pequeno modelo de como você pode iniciar um trabalho de cinto em miçangas.

Brincos de Madrepérolas Pintadas à Mão.

Voltando a falar de pintura, tenho ainda mais novidades para vocês: Madrepérolas pintadas à mão. Madrepérolas você encontra em qualquer loja de peças de montagem de bijus e dependendo dos desenhos que você fizer nelas, suas bijus vão ser além de personalizadas, um luxo só!
Esta idéia também serve pra você que está pensando em somente vender peças personalizadas para montagem de bijus, relembrando a minha postagem anterior sobre bijus pintadas à mão.

Lembre-se, você não precisa ficar presa somente às idéias que eu coloco aqui. Crie, invente, procure novos recursos. O diferente é o que todo mundo quer. Pense assim se você quiser ser uma "miçangueira" ou "arteira" de sucesso.

Miçangas, braceletes, colares...pintados à mão!!!

Vamos dizer que você esteja cansada(o) de criar só bijuterias e gostaria de fazer algo a mais, sem fugir dessa área artística. Digamos que você tenha uma quedinha por pintura e uma criatividade que não está sendo 100% aproveitada. Então, tenho uma novidade pra você! Que tal produzir você mesma(o) miçangas e vendê-las em lojas de materiais de bijuterias, armarinhos(lojas de linha e costura) ou até mesmo online?
Para começar, a minha primeira dica é você iniciar este trabalho encontrando algum artesão que possa produzir peças em madeira ou em vidro pra você. Isso se você mesma não quiser criá-las.
Para pintura em vidro existe o Verniz Vitral e Esmalte Vitral, o primeiro é transparente e o segundo opaco. O vidro tem que estar limpo e desengordurado, em superficie plana. O desenho pode ser colocado sob o vidro, ou desenhado sobre ele com lapis especial para vidro, o problema desse lápis é que depois de pintado não sai....
Eu faço mandalas em vidro, pintura vitral, e uso tintas acrilex ou gato preto. Ambas são boas e de preços semelhantes, você acha em qualquer loja de artesanato.


Estas pulseiras foram feitas com a base em madeira. Use tinta PVA para Artesanato, da Acrilex. O Pincel? Ô fia, usa o que você tem em casa, odeio tutorial “Com o pincel 345-DX pinte as bordas..”, até porque a gente que não é profissa lá vai ter tanto pincel assim? Tando limpo, sequinho, sendo macio e numa finura que dê pra você fazer o desenho certinho, já serve. Entenda, que dependendo do estado da madeira, você vai precisar lixá-la antes de começar a pintura. Caneta permanente também é uma ótima opção para quando as linhas forem muito finas.


Veja como são feitas as pulseiras em um pequeno passo a passo de imagens abaixo:

Paciência, criatividade, amor à pintura e bijuterias. Isso é tudo o que você precisa para iniciar esse trabalho lucrativo.

Para mais idéias de como você poderá vender suas peças, vá no link ao lado "como e onde vender suas bijus".

Beijoks da Mari.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Idéias de Cores para o Verão.

Voltando a falar sobre paletas de cores, hoje me veio à cabeça postar mais idéias de combinações para as suas bijus ou até mesmo suas roupas.


Esta paleta abaixo tem um mix de cores quentíssimas para o verão. Hoje em dia, você não tem que misturar só cores tipo tom sobre tom ou somente cores básicas como o branco ou o preto e só uma cor mais vibrante. Misture várias cores vibrantes ao mesmo tempo. Dependendo do tipo de roupa ou biju, não vai ficar espalhafatoso não.

1-" Verão dos sonhos": Será que você consegue imaginar uma biju com miçangas nestes tons? Veja uma combinação de roupas e bijus com esta paleta de cores:

Summer Mix Tape



2-"Verão Retro": Estas cores misturadas não são incríveis? Que tal um bracelete nestes tons?

Retro é um termo utilizado para descrever ou classificar culturalmente o que está fora de moda, ultrapassado, um pós-moderno do passado. A palavra retro vem do latin e é um prefíxo da palavra retrospectiva. Aquilo que vem do passado.


3- "Luzes do Verão": Realmente, estas cores me lembram meus dias de discotecas no verão..rsrsrs.
4- "Verão Bronzeado": Estas cores me lembram as cores do céu, do mar, um biquine amarelo e uma pele bronzeada do sol. Imagino uns brincos bem compridos nestes tons e você?

Summer bronze

5- "Chuva de Verão no Campo": Gente, estes tons de verde não são um espetáculo? Com um marrom e um laranja do lado = perfeição. Mais uma vez vou dizer, não tenha medo do diferente. Tente colocar estas cores em alguma biju que você criar e veja no que dá.6-"Noite de verão": Vai sair à noite? Que delícia... Que tal usar algo nestes tons?

Modelos de pulseiras do dia.

A grande jogada de produzir pulseiras como estas, é que o material é muito barato. São utilizadas miçanguinhas do tipo vidrilhos que você pode comprar em grandes quantidades sem gastar muito.
O que vai encarecê-las é o seu trabalho. Com agulha e linha, você vai costurar umas às outras. Esta técnica se chama peyote.A pedido da leitora Cláudia, vou colocar aqui algumas das técnicas de se fazer peyotes:
O peyote número 1 se chama "Fat Peyote" e foi o usado para fazer tanto a pulseira de cima como a de baixo.
A imagem número 2 mostra o "Peyote Tubular" e a número 3 o "Peyote de Ponto Quadrado".



Perceba para esta técnica não foi utilizado o tear. Principalmente porque as miçangas são daquelas muito pequenas, aquelas do tipo vidrilhos.
Veja agora algumas variações:

Nste último colar abaixo, as miçangas foram bordadas em tecidos cortados no formato redondo. Os desenhos são aleatórios dando charme à pulseira.

Reciclagem! Bijuterias feitas de papel, plástico ou pano.Veja também um pequeno passo a passo de brincos de plástico e papel.

Estas pulseiras lindas são todas feitas de sacolas plásticas, de várias lojas diferentes, torcidas ao máximo e enroladas em torno de pedaços cortados em formato de pulseira de garrafas de refrigerantes. Tudo foi reaproveitado e ficou um trabalho maravilhoso feito por um grupo de artesãos de Nova York.
Todas as sacolas plásticas usadas não são coloridas, elas já estão em suas cores originais. Apenas foram lavadas em água quente e sabão vegetal.

Mas por que reciclar?
A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de voltar ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.

Símbolo mundial da Reciclagem:
A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.

____________________________________________________________________________________

Gente, outra idéia quentíssima para aproveitar algum plástico e papel que você tenha aí na sua casa são esses brincos abaixo.

Você gosta de desenhar? Olha que legal esse passo a passo, então:

Essa artesã utilizou a tampa transparente de uma caixinha de cream cheese e restos de papel para a produção destes brincos.
Primeiro ela cortou o formato de uma bonequinha em um pedacinho de papel e fez um desenho muito fofo do rosto de duas bonequinhas. Com colagem, ela fez o chapéu e o vestidinho de papel de presente reaproveitado. Os pezinhos também foram desenhados. Faça um furo em cada chapéu com uma agulha para encaixar a argolinha.
Por último, ela cortou 4 pedaços iguais do plástico reutilizado no formato da bonequinha e fez um furo na parte de cima de cada pedaço acompanhando os papéis. Com cola transparente, ela colou na parte de trás e da frente da boneca de papel os plásticos criando firmesa aos brincos.
Finalize encaixando a argolinha e os anzóis ou qualquer outro acabamento para brincos.
Outra dica: Com essa técnica, faça qualquer outro desenho que desejar!


Brincos feitos de pano numa textura grossa.
Pulseiras, brincos, anéis... use a sua imaginação e "go green"! Esta expressão significa que você deve ajudar a salvar o verde, ou seja, ajudar a fazer a sua parte reciclando, protegendo e amando o máximo que você puder.
Broches de pano.
Bijus de pano e plástico reutilizados.

Estas pulseiras abaixo, são de pedaços de papel de presente coloridos colados em volta de uma peça de plástico. Para dar esse ar envernizado, a artesã utilizou um pouco de cola diluida em um mínimo de água e com um pincel, pintou o papel com essa mistura. Além de dar um brilho, ajuda a segurar o papel perfeitamente.

Colar de flores de papel

Para este brinco, foram utilizados pedaços de couro cortados em formato de argola. As argolas foram interligadas com plástico transparente dando uma impressão de que elas estão flutuando.Olha que fofos esses brinquinhos em formato de agenda!

sábado, 17 de janeiro de 2009

Decoração em Roupas + Moda Vintage = Dica Quentíssima

Quando a gente pensa em acessórios, a gente pensa em peças que servem para acompanhar as roupas que estamos vestindo, você não concorda? Um dos tipos de acessórios que as mulheres mais adoram é a bijuteria. Elas enfeitam roupas básicas, chiques ou encrementadas e colocam a nossa auto-estima lá nas nuvens.
Mas... e se as bijuterias deixassem de ser acessórios independentes e fossem vendidas como parte de uma roupa, uma unida à outra? E se, de repente também, algumas roupas forem tão decoradas que nem de acessórios elas precisassem?
Quer entender mais do que eu estou falando? Então acompanhe comigo os trabalhos da Bonzie.

Uma das minhas maiores vontades, é de passar para vocês dicas quentes de negócios e essa dica de hoje está fervendo!
Que tal dar uma paradinha na produção de bijuterias independentes, comprar umas camisetinhas ou blusinhas básicas e começar a decorá-las? Uma camisa básica pode custar em torno de R$ 10,00 e o investimento é mínimo perto do lucro que você poderá ter.
Veja o exemplo dessa camiseta da imagem abaixo: Ela é básica, pretinha mas com um belo detalhe de tecido de tela, renda, flores e um belo broche na parte central.
Trabalhos feitos por Bonzie
Bom, da mesma forma que trabalhamos com rendas, tecidos, flores, fuxicos, correntes, pingentes, broches e outros pequenos acessórios para a montagem de bijuterias, a idéia de utilizar esses mesmos trabalhos em roupas é pra lá de interessante. É quase que o mesmo tipo de negócio mas em uma visão um pouco diferente.
O mercado é competitivo e as pessoas dão muito, mas muito valor ao que é diferente e se destaca. Essa idéia que eu estou trazendo aqui, é uma maneira divertida e lucrativa de se trabalhar com roupas e acessórios. Basta unir o útil ao agradável!
Caso você queira investir um pouco mais nesse negócio, compre casaquinhos básicos e aproveite o inverno que está chegando por aí para enfeitá-los e revendê-los.
As saias e coletes também são uma ótima opção para esse tipo de trabalho.
Aqui no blog tem vários tutoriais interessantes de flores para começarem a te animar nesse "novo" negócio. Você pode encontrar modelos de passo a passo de flor de organza, de renda, de fuxico, de fio de aço... e com um pouco de criatividade e habilidade, você pode criar blusas e camisetas super lindas e decoradas. Tão decoradas ou mais decoradas que muitos colares e gargantilhas.

As flores nas imagens abaixo são de organza e o passo a passo está no link "mandalas e flores".
Aposte nessa idéia! Ela é não só estimulante como também é um passo a mais para lucros certos.
Todas as peças mostradas aqui seguem o estilo vintage, mas tente diversificar e seguir outros estilos que te agradem e que possam agradar ao seu tipo de clientela.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Brincos de Flor de Lotus feitos de papel de seda e Técnica Origami

Esses brincos foram feitos cortando quadrados de papel de seda tirados de uma sacola de presentes. Eu achei o tom do papel e a estampa muito legais! Usando a técnica do Origami, foram feitas as duas flores de lotus com botões dourados costurados ao centro.

Mas o que é a técnica do Origami? Saiba mais:

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis (tsuru = grou japonês) teria um pedido realizado.

Colar de Miçangas Chevron

Quando eu vi essa foto da Drew Barrymore com esse colar muito louco eu me apaixonei logo de cara! É quase que um cachecol de miçangas mais fino. Muito lindo! Quem não pode comprar uma versão da Fiona Paxton (acima), o da Urban Outfitters (abaixo) quebra um galho. Ou quer saber, por que você não faz uma versão só sua? Vamos lá! Junte agulha linha, alguns tons de miçangas e mãos à obra.



Você gosta? Eu gosto muito!

Mais bijuterias em crochê.

Para quem ama fazer crochê e também bijuterias, aí estão mais algumas sugestões ótimas.Para a moda de flores no cabelo, este prendedor em crochê é super delicado.
Outra idéia legal é a desses colares abaixo. Todos feitos de flores miúdas em crochê e bem colorido. Super verão!
Esses brincos abaixo foram feitos em crochê com fio de aço e miçangas. Confira uma pequena demostração de como se fazer uma flor em crochê.
Para iniciar o seu trabalho em crochê você precisa enfiar todas as miçangas necessárias na linha. De acordo com que você vai dando os pontos, puxe a miçanga.





Saiba mais:

A palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê.

A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade de cada um.

Moda Vitoriana, você gosta? Eu amo!!!

Eu não sei quanto a vocês, mas eu amo o estilo vitoriano! Saiba mais sobre essa moda:

A era vitoriana do Reino Unido é considerada o auge da revolução industrial inglesa e do Império Britânico. É frequentemente definida como o período entre 1837 e 1901, o reino da Rainha Vitória, apesar de muitos historiadores considerarem a aprovação do Reform Act de 1832 como a marca do verdadeiro início de uma nova era cultural. A era vitoriana foi precedida pela era da regência e antecedeu o período Eduardiano.


Fit For A Queen


Moda vitoriana é o estilo inspirado no modo de vestir da rainha Vitória, bem caracterizado por detalhes, rendas, golas altas, babados, mangas bufantes, laços, e espartilhos. As cores predominantes são as escuras e o estilo vitoriano é mais usado no inverno por ser mais pesado, inclusive por ter sido criado na ingleterra medieval.





Victorian

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Beach style...Verão, praia, marzão, calor, sol, bronzeado e um reloginho básico?

Então, eu encontrei essas miçangas e achei elas muito no estilo praiano. Cores divertidas e desenhos super legais. Uma ótima idéia para esse tipo de miçanga é fazer uma bela pulseira para ser usada com um relógio. Virou uma peça de bijuteria não só bonita, mas prática e combina com todas aquelas roupitchas básicas que o verão pede para qualquer guarda-roupas.

A hot summer day...

Quais são suas bijus preferidas no verão? O que você mais curte pode estar postado aqui no blog. Aproveite as fotos, idéias e passo a passos e embeleze o seu verão!


Beijoks da Mari.

Bijuterias Góticas...Uau!

O gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.

Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitectura
(mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.A arquitectura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.

Sugestão do dia - Pingente interessante.

Gente, eu encontrei este pingente pelas minhas andanças na internet e achei que seria interessante colocar ele aqui.

A idéia dele é bem simples. Não sei se logo de cara você conseguiu reparar que ele é feito em crochê com linha de aço, pois é, foram usados dois tipos: Um fio mais grosso (aquele que dá o formato do pingente e também o laçado ou "looping" em torno do cristal) e um mais fino ( que foi usado para fazer o crochê).

Se você quiser saber mais sobre essa técnica do laçado ou "looping", procure o link ao lado desta página "técnicas para bijus".

Trabalhos em Lona.

Se você procurar no wikipedia o significado de "beadwork" ( "trabalho em miçangas"), vai estar escrito que "é a arte de trabalhos manuais unindo miçangas umas às outras, à roupas e costuras. A maioria dos trabalhos em miçangas toma a forma de bijuterias ou qualquer outro ornamento mas, as miçangas também podem ser usadas em penduricalhos de parede ou até esculturas."

Existe uma infinidade de possibilidades tratando-se de arte em miçangas.
É claro que o meu trabalho em miçangas favorito é o de fazer bijuterias mas também amo fazer detalhes em crochê nas minhas roupas também usando miçangas.


Estas imagens são fotos de trabalhos em lona usando miçangas feitos pelo "The lone Beader" em thelonebeader.com. Confira mais de seus trabalhos!
Aqui nos EUA, esses trabalhos entram em concursos de arte e são extremamente valorizados.

Borde com Miçangas Copiando estes Modelos.

Uma dica que eu dou com relação a estes modelos abaixo, é que você não precisa necessariamente usar as mesmas cores ilustradas. Invente, aprimore, faça diferente! Veja a postagem sobre paletas de cores que eu fiz para dar-lhes mais idéias.
Utilize estes modelos em bolsas, camisas, shorts, calças e onde mais você desejar. Se aventure e faça trabalhos em lona com miçangas também.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Chaveiros e mais chaveiros interessantes.

Como fazer chaveiros de miçangas: veja aqui alguns modelos.













Trabalhos em miçangas que tiraram primeiro lugar em concursos, confira!

Esses primeiros lugares são um arraso, não são? Lindos demais! São tantas técnicas e idéias juntas ao mesmo tempo... não sei se eu teria tanta criatividade assim!

Todas essas peças foram produzidas por "arteiras" ou "miçangueiras" de vários lugares diferentes.








Slide show de bijus feitas com miçangas e muita arte!


Miçangas feitas de miçangas, uma arte à parte.

Você tem alguma idéia da infinidade de opções que um pequeno grupo de miçangas pode te dar na hora de colocar as "mãos na massa"?
Eu nunca tive aulas de bijuterias. Tudo o que eu aprendi foi em revistas de passo a passos e tentando copiar modelos que eu via em websites ou em lojas.
Criar bijuterias também não foi a única coisa que eu já me aventurei a fazer usando miçangas. Eu já costurei almofadas com elas, fiz bordados em roupas e sapatos e até trabalhos em lona mas, ultimamente, a minha arte favorita tem sido fazer miçangas feitas de miçangas ou pingentes feitos de miçangas usando também linha e agulha.

As vezes, um determinado formato ou modelo me vem à cabeça e eu posso levar apenas alguns minutos para produzir uma dessas nas fotos, isso se eu tiver sorte. Normalmente levo muito mais tempo que isso. Eu nunca tenho um projeto totalmente formado na minha cabeça antes de começar a fazer uma peça dessas. Muitas vezes eu começo já sabendo mais ou menos como vou iniciar o meu trabalho mas não como vou terminá-lo. Não sou muito chegada às modinhas não. Até posso postar aqui sobre as tendências de 2009 mas, o que eu acho interessante mesmo em se tratando de produzir bijuterias é ver como as pessoas conseguem criar idéias, modelos e técnicas diferentes de bijus.
Falando de combinações de cores, para fazer essas peças eu sempre escolhia deliberadamente quais cores usar mas, ultimamente, tenho me dedicado a estudar mais sobre as cores e é incrível o impácto que esses estudos têm causado no meu trabalho.
Usando apenas agulha, linha, miçangas (de preferência miçangas não muito grandes) e um pouco de criatividade, você pode criar trabalhos incríveis a baixo custo e ter lucros altíssimos.


Esse tipo de trabalho garante resultados positivos em seu bolso e isso é o que todas nós mais queremos!
Eu realmente espero poder estar ajudando a vocês com essas dicas que são tão importantes na minha vida de "arteira".

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Paleta de cores vintage

Eu andei falando sobre cores com vocês (ver o link: "dicas de cores"), e de como combiná-las para a produção de suas novas peças, então, resolvi postar essa imagem de uma combinação de roupas no estilo vintage com uma paleta de cores que eu produzi no colorlovers. Confira!

Esta imagem abaixo é a paleta de cores. Eu usei os tons cinza claro, azul petróleo, verde claro, mostarda claro e marrom claro.

Este conjuntinho abaixo, eu criei baseada na paleta de cores acima. Perceba como a visualização das cores antes da produção de uma biju, de uma blusa ou mesmo na hora de combinar suas roupas para ir a uma festa, é importante. Você acha que os estilistas famosos não fazem um estudo sobre isso antes de lançarem as modas? Então, aproveitando mais esta dica de como usar as cores, corra e crie uma peça exclusivíssima!

Vintage style

Mais uma mistura de cores que eu criei e depois produzi um conjuntinho de shorts, blusa, bolsa, sandálias, bijus e óculos escuros com a paleta.

The way it is

Pulseiras do dia, slide show.

Hoje eu resolvi passar mais umas idéias ótimas de pulseiras. Algumas no estilo meio praiano com fio de couro, nós e pingentes, umas góticas, umas mais românticas...dê só uma olhada.

Registrando a sua bijuteria.

"Surfando" pela net agora pouco, fiquei sabendo de um dado muito importante para aquelas que pretendem levar ao extremo a seriedade do seu trabalho.

Se você deseja levar a sério a produção de bijuterias e deseja se dedicar a essa verdadeira arte de forma profissional e exclusiva; deve-se se preocupar em ter um design próprio. Paralelamente a isso, também deverão ter em mente formas de proteger seus desenhos de suas jóias de cópias e da pirataria. Assim, suas bijuterias manterão sempre a exclusividade e seus clientes terão sempre algo único para usar.
Em nosso país essa proteção é regida pela lei do direito autoral Desta forma, é necessário que assim que você crie um design diferenciado para suas bijuterias, você deve registrar o novo desenho no INPI. Desta forma, se alguém copiar suas bijuterias, poderá ser enquadrado na lei antipirataria e você terá direito de exigir pesadas indenizações.

Além disso, você pode registrar as formas finais de suas bijuterias. Assim, além da proteção do seu desenho, suas bijuterias estarão protegidas em relação ao acabamento e montagem dos componentes das bijuterias. Podendo ser inclusive protegidas por patentes como se fossem invenções.

É claro que você não deve sair correndo para registrar todas as bijuterias que você produzir de qualquer maneira. É imprescindível uma análise detalhada e de cada caso para descobrir qual a melhor maneira de proteger a sua bijuteria. Pois como tudo, essas proteções variam em relação ao tempo de duração, forma de solicitá-las e níveis de proteção.

Assim, se você for confeccionar uma determinada bijuteria em grande escala, é mais barato e mais adequado; que você proteja o design dessa bijuteria apenas pelo desenho industrial. Pois é a que confere um maior arsenal de defesas contra a cópia e pirataria. Além disso, essa proteção é de baixo custo e pode ser a preferida para quem está começando no ramo de bijuterias e ainda não tem um volume de vendas muito elevado. Outro detalhe importante, é que pela lei, basta que a bijuteria seja criada para que esteja protegida pelos efeitos legais proporcionados. Por isso mesmo, basta que você dê entrada com o pedido de registro da bijuteria que, automaticamente, terá a autoria e a autenticidade provada.

Um dado muito importante, é que você solicite o registro sempre antes de lançar ou divulgar a sua bijuteria. Desta forma, a proteção se tornará viável e imediata. De, por algum motivo, você divulgar ou lançar sua bijuteria antes de entrar com essa solicitação; terá apenas um prazo de cento e oitenta dias para fazê-lo ou perderá a opção pelo registro, já que sua bijuteria se tornará de domínio público.

Se você vai mesmo levar a criação de bijuterias como algo profissional e procura formar uma grife de bijuterias exclusivas, deve ter sempre em mente que a ausência de registro de suas criações acarretarão fim de seus sonhos. Pois muito além da simples cópia e venda de suas peças por camelôs e outros tipos de comércio informal, suas bijuterias passarão a ser associadas a um objeto vulgar e de fácil obtenção. Causando um problema fatal e eliminando qualquer possibilidade de sucesso no ramo de bijuterias especiais e na formação de sua grife.
Postado por joiasbrilhantes.com.br

Paleta de cores. Aquilo que você queria saber para dar um "up" na sua criatividade.

Hoje me veio na cabeça uma coisa importantíssima que eu esqueci de falar com vocês: O uso das cores nas bijus.

Parece bobagem mas não é não. Ter noção das cores e suas combinações é fundamental para a criatividade de todas nós que produzimos arte.

Tem um site que se chama: http://www.colorlovers.com/. Ele é em inglês mas para fazer uma pesquisa de paletas de cores, até quem não entende da lingua consegue se virar. Esse site é uma grande comunidade de amantes das cores produzindo paletas diversas e sempre que eu vou produzir uma peça de bijuteria passo lá pra pegar umas idéias de combinações.

Esta paleta de cores abaixo, por exemplo, que tal um colar com esta mistura? E esta outra, que tal um brinco?Um bracelete com esta abaixo, então? Super verão!
É claro que bijus de cores mais neutras podem ser a preferência de muitas clientes e, neste caso, dar uma pesquisada em combinações de cores também é importante. Veja só:

Você quer fazer um brinco azul bem básico mas, por que não misturar tom sobre tom?

Neste brinco abaixo temos uma paleta de cores com tons de verde escuro, rosa, vinho, azul turqueza e o tom dourado.

As vezes, cores que você nem imagina vão fazer a sua cabeça e você não vai nem acreditar!

Aproveite esta dica porque ela vale ouro! Invista nas cores e suas combinações pois muitas vezes, elas é que dão o toque fundamental em suas peças.

Saiba mais:

A psicologia das cores

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.

Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;

Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";

Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade;

Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescura;

Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;

Amarelo:velocidade, concentração, optimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;

Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;

Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;

Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;

Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;

Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;

Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza;

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O melhor brinco para você! Qual será?

Um par de brincos é um acessório indispensável para a mulher. O modelo certo confere acabamento perfeito ao traje. O segredo é escolher aquele que favoreça rosto, pescoço, orelhas e corte de cabelos. Veja o que combina com cada formato de rosto e os efeitos que os modelos proporcionam.
Os brincos:
Do tipo botão: enfatizam nariz e queixo proeminentes. Dourados: ficam bem em todo tipo de pele.
Prateados foscos: só brilham nas castanhas, morenas e negras.


Longos: alongam visualmente o rosto (desfavorecem quem tem rosto comprido) e podem ser usados com vários tipos de golas e decotes ("V", redondo, "U", tomara-que-caia, ombro-a-ombro, colarinhos de camisas e golas de paletó).

Em pérolas, em ouro ou brilhante: são adequados a qualquer produção, da esportiva à social.
De argolas: combinam com todos os formatos de rosto, porém são muito esportivos para serem usados com roupa social, exceto quando forrados de brilhos ou diamantes!


Rosto Triangular:

Para dar equilibrio a esse tipo de rosto, é recomendado um brinco que a parte de cima não tenha volume, com um pingente na parte de baixo. E atenção! Ao dar ênfase a região lateral do rosto, a tendência é que o nariz diminua.

Caem bem: os brincos pequenos, circulares e largos. O rosto triangular começa quadrado e estreita no queixo, sendo mais largo assim. Deixe de lado: os angulares e pontudos.




Rosto redondo:
Precisa ser alongado, por isso são recomendados brincos com linhas mais retas e sempre verticais, pois como esse formato de rosto é redondo paraobter o equilibrio é preciso alongar as laterais.

Caem bem: brincos grandes, longos, em formato de pingente, angulares, soltos, assimétricos e quadrados. Deixe de lado: os pequenos e argolas muito grandes.

Rosto quadrado:
Esse formato de rosto já tem um equilíbrio natural em seu formato. Mas é recomendado evitar os brincos grandes horizontalmente.

Caem bem: os brincos largos, longos e geométricos. Deixe de lado: os redondos, pequenos e triangulares.

Rosto oval:

Para quem tem esse formato de rosto obter equilíbrio, é preciso volume, pois o rosto já é estreito. Quem tem o rosto oval pode abusar nos tamanhos e volumes. Mas atenção! brincos finos e longos não são recomendados pois o formato do rosto já é alongado.

Caem bem: os brincos redondos, ovais e largos. Deixe de lado: os estreitos com elementos pendurados.


Rosto miúdo:

Esse formato de rosto deve ser ampliado com o brinco. como esse rosto não tem volume, deve-se conseguir isso com acessórios grandes.

Caem bem: os brincos volumosos, que ampliam o rosto, e argolas grossas. Deixe de lado: os pequenos e compridos.




Rosto graúdo:

Esse formato de rosto quando olhado de frente não necessita de volume, mas ao olha-lo de perfil é necessário volume. por isso são recomendados brincos com mais volume lateral, o que é o caso das argolas largas.

Caem bem: os brincos pingentes, argolas e de formato oval. Deixe de lado: os pequenos e com formatos geométricos.


Moda Vintage, mais observações interessantes.

Fazendo uma pesquisa aqui pelos Estados Unidos nestas útimas estações, percebi que o estilo vintage está mais que em alta e estou bem feliz de saber que as rendas também estão super atuais. Eu amo essa moda e trabalhos manuais! Tudo o que eu tenho visto nas vitrines das lojas tem aumentado a minha criatividade nessa área. Comecei, então, a adicionar rendas e trabalhinhos em crochê e miçangas nas minhas roupas antigas para dar um look vintage e romântico. Não é só aquela rendinha branca e rosada que faz parte desta moda. O estilo gótico também está acompanhando essa tendência de um jeito meio "viúva", com rendas pretas e tons pastéis rococó.
O meu estilo vintage favorito é o modelito que tem rendas de tom sobre tom bege e cinza, aqueles que parece que você encontrou a roupa no fundo do baú de uma casa de 100 anos.


domingo, 11 de janeiro de 2009

Confira este passo a passo de brincos que custam pouquíssimo para fazer!

Para fazer estes brincos você vai precisar de canutilhos, acabamentos para brincos do tipo anzól, miçanguinhas, cristais pequenos e médios e linha para miçangas ou náilon. Use uma agulha fina para a produção desta peça. Corte um pedaço de linha de mais ou menos um metro e vinte de comprimento e siga as imagens abaixo.






Para fazer o acabamento final com o nó, volte com a linha por dentro da última miçanga, dê um nó em torno da linha do meio e volte de novo para dentro da miçanga puxando o nó para dentro da mesma. Repita este processo umas 3 vezes até que o nó esteja firme.

Mais modelitos de bolsas com miçangas.

Bolsa está na moda e bolsas grandes, enormes mais ainda! Elas são acessórios em alta e fazem qualquer roupinha básica virar um super visual.
Você tem alguma bolsa antiga em casa que já está meio enjoada de usar? Então por que não fazer algumas pequenas modificações nela, usando miçangas, e criar um acessório e tanto sem precisar gastar muito?
Veja as idéias que eu separei para você:
As miçangas, nestas duas primeiras bolsas abaixo, foram costuradas e torno das estampas. Repare como isso dá textura e mais vida às bolsas!
Quer começar a modificar alguma bolsa que você tem em casa? Então, esta é uma ótima dica.
Trabalhe com miçangas de cores neutras, diferentes ou da mesma cor do desenho na bolsa. Cada tipo tem sua personalidade, então, veja qual tipo de miçanga combina mais com as ocasiões em que a bolsa será usada. Se for uma bolsa de noite, e você quer que seja mais discreta, apenas costure miçangas transparentes ou da mesma cor da bolsa em volta das estampas.



Este estilo abaixo é o vintage que explora o lado feminino da moda e funciona como perfeito acessório para looks mais chiques.





sábado, 10 de janeiro de 2009

Faça esta gargantilha e confira modelitos lindos!

As diferentes cores das miçangas acima representam apenas os tamanhos delas.

Neste colar, as miçangas de porcelana, de "olho de gato", de cristal, ou qualquer outro tipo de miçanga, menos as de plástico, são as que caem melhor.

1- Corte 6 pedaços de linha e cada uma com um metro e meio de comprimento.
2- Usando uma agulha bem fina, encaixe-a em um dos pedaços de linha e adicione uma pequena miçanga, pequena o suficiente para ficar por dentro do "copinho". Enfie a linha pela parte onde existe um pequeno orifício no "copinho", coloque a miçanguinha e depois volte pelo mesmo lugar.
3-Repita o passo número 2 mas, perceba, no primeiro e no quarto "copinho" use apenas uma linha, para voltar. No segundo e no terceiro, duas linhas de acordo com a imagem abaixo.
4- Siga as ilustrações abaixo.




5- Com dois acabamentos de colares, cada um com 4 orifícios, una os copinhos com argolinhas.
Você poderá adicionar um pequeno pedaço de corrente para fazer seu colar mais longo se preferir.


Veja mais idéias de gargantilhas geniais para iluminar a sua criatividade!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Pulseira de Cetim e Miçangas!

Usando a simples técnica de costura, você poderá usar miçangas para produzir esta peça até agora não revelada! O desenho da costura que você usará para esta pulseira pode ser diferente do demonstrado aqui para poder acompanhar o seu estilo. Escolha cores diferentes de miçangas ou até mesmo cristais para mudar o efeito final do seu trabalho. 1- Corte um longo pedaço de linha de costura para miçangas ou qualquer outra linha que seja durável e firme. Eu recomendo que você trabalhe com linha dobrada para dar mais segurança ao seu trabalho.
2-Corte um pedaço de tecido de cetim de cor creme ou até mesmo da cor que você preferir no comprimento de 30 centímetros e espessura de 2 centímetros. Use meio centímetro de fita isolante clara para segurar as pontas do centim ao contorná-lo em algodão (que irá preencher sua pulseira) deixando uma parte do algodão para fora nos dois lados. Veja na imagem abaixo como deverá ficar.
3- Comece a costurar o cetim no algodão nas extremidades para que um fique completamente firme ao outro.
4- Coloque miçangas pequenas na linha passando-as pela agulha. Dê uma volta na espessura da pulseira e veja quantas miçangas serão necessárias para dar a volta total.
5- Para deixar suas miçangas seguras na pulseira, dê mais uma volta com a sua linha costurando nas miçangas como demonstrado acima.

6- A partir de agora você vai começar a criar o seu desenho ou fazer como neste modelo demonstrado aqui.



7- Para fazer o acabamento final da sua pulseira, use cones de acabamento de colares e pulseiras como este da imagem abaixo. Você pode encontrá-los em sites de venda de materiais para bijus online ou nas lojas onde você compra suas miçangas. Use um alfinete do tipo "parafuso" adicionando pelo menos 2 miçanguinhas nele e encaixe-o no cone.
8- Fixe-o em um acabamento de colar ou pulseira. Pode ser de qualquer tipo, o que mais fizer o seu estilo.

9- Coloque na ponta da sua pulseira, onde está o algodão para fora, uma quantidade significante de cola. Tem que ser cola de bijuteria ou qualquer outra cola que seja forte o suficiente para segurar sua pulseira ao seu arremate. Eu uso super bonder.
Repita este processo final do outro lado da pulseira e tenha certeza de que seu cone cobrirá todo o espaço sem miçangas.
Parabéns, você agora tem um modelo de biju lindo que vai fazer a cabeça das suas clientes, com certeza!
Lembre-se, a sua criatividade vale muito! Então, para este modelo, invista em cores bacanas de miçangas, use cristais, cetim de cores variadas, etc. Faça também colares com este passo a passo, basta aumentar o comprimento da peça.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Aprenda a fazer entremeios com suas miçangas!

Este colar foi todo feito com esta técnica demonstrada logo abaixo. Veja como é simples! Encaixe no orifício da sua pedra um pedaço de arame pelo menos 3 vezes maior que a sua miçanga. Dobre os dois lados do arame como demonstrado abaixo.

Depois, com o seu alicate de ponta redonda, faça uma curva assim como na imagem.


Ao final, com a ponta que sobra depois da voltinha, faça um laçado arrematando o seu entremeio de miçanga.

Veja abaixo algumas idéias onde você pode usar esta técnica:



Neste colar abaixo, não foi usada a técnica do laçado somente a voltinha, o que não permite que seu colar tenha tanta segurança e poderá soltar-se com o tempo.



sábado, 3 de janeiro de 2009

Passo a passo de colar de couro e nós. Simples e bonito!

1- Primeiro, corte um pedaço de fio de couro de 45 cm a 50 cm aproximadamente. Faça o acabamento como descrito no link ao lado "como finalizar uma biju com cordão de couro". 2- Encontre o centro do colar e com pedaços de linha encerada, faça o nó como demonstrado abaixo. Corte um tamanho maior para a linha do meio e vá trabalhando gradualmente o lado direito e esquerdo sendo que cada lado deve estar alinhado com o outro. Se de um lado você colocou um tamanho, repita no outro lado. Eu não vou especificar quantos centímetros de fio você deverá colocar 'porque isso depende do seu gosto. Você pode fazer franjas compridas ou mais curtas. Trabalhe com cores diferentes de fios de couro para dar mais vida ao seu colar, se preferir.


3- Enfie pedras ou miçangas nos fios encerados já unidos ao cordão de couro. Para segurá-las, dê um nó no fio como demonstrado abaixo. procure deixar um certo tamanho de fio encerado abaixo das pedras para dar um ar "espetado" ao colar como o da foto acima.
Esse colar fica lindo com modelos de roupas mais despojadas, coloridas e até com uma blusinha branca bem básica.

Coloquei também mais alguns modelos de colares de couro com nós para alimentar ainda mais sua criatividade. Confira!