Comunidade no orkut

Você tem perguntas, quer passar sugestões de postagens e ainda discutir algumas técnicas? Está com dúvidas sobre tipos de materiais como qual arame ou fio comprar para modelagem de bijus e etc? Então faça parte da comunidade deste blog no Orkut. Clique aqui.

Participe aqui também: comocriarbijuterias.ning.com
Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
Mostrando as 9 postagens mais recentes de 22 em Abril 2009. Mostrar postagens mais antigas
Mostrando as 9 postagens mais recentes de 22 em Abril 2009. Mostrar postagens mais antigas

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Passo a Passo de Porta-Guardanapos de Fio de Aço e outro de Flor de Fuxico

Vamos fazer este lindo porta-guardanapos de fio de aço?
Passo a passo de porta-guardanapo de fio de aço fornecido por mim, Mariana Kirkpatrick.

Para a produção deste porta-guardanapos, use fio de aço gauge 18 ou 1.02 mm.
1- Corte 3 pedaços do fio de aço, uns 25 centímetros é um bom tamanho.
2- Faça um "looping" ou voltinha em uma das pontas com o alicate de ponta redonda.
3- Com a ajuda do alicate de ponta chata e dos dedos faça uma espiral pequena e aberta.
4- Repita o mesmo processo do outro lado do fio e também nos outros fios.
5- Com a ajuda de dois alicates, comece a contorcer os 3 fios juntos deixando de 1a 2 centímetros livres de fio entre o retorcido dos fios e as espirais.
Com a ajuda de um mandril ou qualquer objeto redondo, faça uma curva com a peça, onde será encaixado o guardanapo.
Você terá que ajustar com os dedos as espirais da forma desejada.

Ganhe dinheiro fazendo porta-guardanapos para festas de casamento aproveitando este próximo mês de maio que é o mês das noivas. Abuse das pérolas e dos cristais neste caso. As madrepérolas também são muito bem vindas.
Veja agora mais exemplos super interessantes de porta-guardanapos.

Uma sugestão boa é oferecer essas peças em lojas para decoração de casas. Não sei se vocês já perceberam como elas cobram caro essas coisas!

O fio de aço é um material que te faz viajar na criatividade! Use-o para fazer porta-guardanapos para festas de Natal com modelos de árvore de natal, flocos de neve e homem de neve. Faça também nomes com eles. Funciona bem para uma festinha de aniversário.

Passo a passo de Porta Guardanapos de Flor de Fuxico.

Os quadradinhos de tecido devem ter em torno de 8x8 cm e para o acabamento, use fita de seda ou de cetim. A fita é que irá amarrar o guardanapo. Não é uma ótima idéia?
Para o passo a passo de outros tipos de flores super lindas, visite o link "fuxico e bijus".
Passo a passo de porta-guardanapos de flor de fuxico fornecido pelo site citychiccountrymouse.blogspot.com
Fim :D

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Tabela de Numeração Padronizada para Colares

Uma leitora me perguntou quais são os tamanhos que devemos usar na hora de produzir colares. Existe uma padronzação, vamos conferir?

Exemplo de gargantilha (são as que ficam mais juntinhas ao pescoço)

Um pouco sobre mim

Eu resolvi fazer esta postagem de hoje falando um pouquinho sobre mim em função dos emails e recadinhos (sempre carinhosos) que eu tenho recebido ultimamente.

Algumas leitoras me perguntam se eu já fiz algum curso que tivesse me ensinado a criar bijuterias. Bom, nunca fiz curso nenhum. Tudo o que eu aprendi foi através de pesquisa em revistas de moda e de montagem de bijuterias, pesquisas online e também "de olho". Passar pelas lojas que mais me agradam e dar uma bisbilhotada no que tem de novo, ultimamente tem sido meu passatempo mais agradável.
Outra coisa que é importante destacar é que tudo o que eu sei hoje levou um bom tempo para eu aprender. Já quebrei muito a cara e gastei muito material para descobrir novas técnicas. É claro que se você tiver quem ensine o passo a passo, o desperdício não acontece e em minutos você aprende o que muita gente leva meses para aprender sozinho.
Muita mas muita coisa legal eu ainda não sei fazer. Ninguém sabe tudo, não é mesmo? O que mais tem me feito "suar" em termos de montagem de bijuterias hoje em dia são os fios de aço. Tem muita coisa louca e interessante por aí que eu olho e penso "gente... como é isso?"... O negócio é ter força de vontade e correr atrás das técnicas, seja por conta própria ( ou "de olho") ou seja com a ajuda de pesquisas. Se você disser: "Ai... é muito difícil, não vou fazer esse modelo, não..." Agindo assim, muitas vezes você se engana e acaba não aprendendo a fazer uma peça super bonita que com a técnica certa seria fácil, fácil de fazer.

O meu gosto

As bijuterias que eu uso não são do tipo super exageradas, não. Não uso nada muito modernoso e de traços bem definidos como as bijus que lembram a década de 80. Meu estilo preferido para o dia-a-dia é o vintage, tanto para roupas como para bijuterias. Amo pérolas, tons dourados, prateados, azul bebê, rosa chá ou rosa antigo, beige, preto, verde musgo e pingentes com strass e de porcelana pintados à mão. Os camafeus também têm um espaço garantido no meu porta-bijuterias. Adoro também as minhas bijuterias de miçangas bordadas em tecido. As de crochê e renda então...sempre me perguntam onde as comprei!

Fotos de uma parte da minha coleção de bijus
Devo destacar que, apesar de não usar com muita frequência bijuterias étnicas, de madeira, de açaí, de chainmaille e etc, são estilos que também me agradam e muito. Mas sabe como é quando a gente cisma com um estilo...para ele ser substituído demora um pouco.

Passatempo

Outro passatempo que eu tenho é fazer combinações de roupas. Esses dois sets abaixo foram feitos por mim e tive a felicidade de ganhar os primeiros lugares em concursos que concorri com eles.

Este primeiro set foi do concurso da loja "Chictopia". A pergunta era: "O que é ser chique para você?"
Ser chique para mim é usar roupas de tecidos finos, renda, seda, cetim... Usar saias, estampas delicadas, bijuterias e um salto alto. Tudo no estilo vintage, de preferência.
Chictopia
Chictopia by MarianaBrazil featuring Monsoon accessories

Este outro set foi para o concurso de roupas com estampas florais. Como eu já disse antes, aqui no hemisfério norte já é primavera e a moda da vez é usar saias, blusas, coletes, bijuterias e etc, tudo com estampa floral.
Vintage combination
Vintage combination by MarianaBrazil featuring Alexander McQueen heels

Uma leitora me perguntou se eu dou aulas. Infelizmente não tenho mais dado aulas e também não tenho vendido mais as peças que eu produzo.

Com relação ao blog, vou continuar postando tutoriais super legais, tanto os tutoriais que eu mesma produzo como os tutoriais que eu encontro em sites estrangeiros, colocando os devidos créditos e fazendo o trabalho de tradução de cada explicação.

Caso você queira manter contato comigo para "trocarmos figurinhas", e me passar suas sugestões, além de seguir este blog, faça parte também da comunidade dele no orkut. O nome da comunidade é Como Criar Bijuterias"

Um beijo grande para todas!
Mari.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Passo a Passo de Pingente de Polymer Clay e Fio de Aço + Inspiração em Arabescos

A Alkymeia trabalha com peças feitas com polymer clay muito lindas. O que eu pessoalmente acho ainda mais legal, são os trabalhos feitos com essas peças coloridas e o fio de aço.

http://alkhymeia.splinder.com/
http://www.flickr.com/photos/alkhymeia/
http://alkhymeia.deviantart.com/

Confira comigo este passo a passo e perceba que, na hora de criar uma peça personalizada, desenhar o modelo no papel primeiro ajuda e muito além de ainda aguçar a criatividade.
Para a produção deste pingente, use fio de aço ou arame de 0,81mm para a base e para as laçadas, use fio de aço ou arame de 0.32 ou 0.40mm.

E por falar em criatividade, vou aqui dizer uma verdade... É claro que nem todas as pessoas que se entregam à arte de fazer bijuterias têm lá tanta capacidade de criar modelos super rebuscados ou até mesmo os mais simples possíveis. Neste caso, seguir o passo a passo de bijuterias através de sites e revistas ajuda bastante.
Se você é uma dessas pessoas que não tem tanta criatividade quanto vontade de criar, hoje eu trouxe uma super dica que vai mudar um pouco essa história: Inspiração em desenhos de arabescos.
Veja essas imagens com exemplos de arabesco e inspire-se!
Para resultados positivos na hora de criar o seu modelo personalizado de bijuteria de arame ou de fio de aço, faça desenhos ou rascunhos inspirados na arte do arabesco como no exemplo do passo a passo acima. Você não vai se arrepender!

Para finalizar, delicíe-se com a imagem deste colar lindo e super colorido.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Miscelânea de Passo a Passo de Bijuterias Número 4

Hoje eu separei alguns modelos de passo a passo muito interessantes e tenho certeza de que muitas de vocês irão gostar. Todas as explicações serão dadas através de gráficos bem claros de como produzir cada peça. Para quem está começando na arte de fazer bijuterias, todos os modelos demonstrados aqui servem para iniciantes.
Vamos começar?
1- Colar de Franjas de Miçangas.
Um estilo "Borro Chic" que combina tanto com roupas descoladas como com as mais arrumadinhas. Dê um ar étnico à esse colar e utilize miçangas de madeira e miçangas com tons caracteríscos africanos, por exemplo.

Perceba que para produzir este colar você vai precisar exatamente dos modelos de miçangas demonstrados aqui.
2- Colar de miçangas e arame imitando renda.
Um estilo vintage que se utilizando miçangas mais escuras dá um ar gótico ou vitoriano.
Para fazer este colar, use fio de aço de 24 gauge ou 0.51mm e miçangas nos modelos demonstrados nos gráficos abaixo. Use também os alfinetes para as 3 pedras maiores que ficam penduradas.
Cada link é feito cortando um pedaço do arame e fazendo a técnica do "looping" como acabamento final. Veja esta técnica no link "Técnicas para bijus" ou no gráfico do passo a passo do brinco de gotas logo abaixo.

3- Brincos de Gotas.
Utilize cores claras e dê um ar vintage à sua peça. Se preferir, ao invés de gotas, use pérolas grandes.
Muito, mas muito simples de fazer e o resultado é muito bonito, como se pode perceber.

4- Pulseiras com miçangas costuradas umas às outras.

5- Pulseira de miçangas de cristais.
No gráfico abaixo você vai ver o modelo de passo a passo dos dois tipos de miçangas de cristais utilizados para este projeto.
Após fazer cada miçanga de cristal, com uma nova linha, una todas elas e acrescente algumas miçangas ao final da linha. Faça um elo de um lado e prenda um botão do outro lado.
6- Pulseira Vitoriana.

Siga os gráficos que não tem erro!
7- Miçangas de miçangas.
Para a base das miçangas, use uma miçanga maior.

OBS: Todos os projetos com linha podem ser feitos com a linhanyl ou fio de náilon. Varie também nos modelos e tipos de miçangas. Use a sua criatividade!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Passo a Passo de Entremeios ou Links para Colares, Pulseiras (de relógios também) e Brincos.

Hoje eu fiz um passo a passo muito legal e fácil de fazer. Ideal para quem está iniciando na arte de trabalhar com fio de aço.

A idéia é produzir entremeios ou links que se conectam entre si formando uma bela corrente de fio de aço. Abaixo podemos ver uma maravilha de colar feito com essa técnica.

Vamos começar?

Para este tutorial você vai precisar de fio de aço ou arame gauge 20 ou 0.81 milímetros, alicate de ponta redonda, de ponta chata (ou de dobra) e alicate de corte.
Você deve começar cortando 18 centímetros de fio de aço. Em uma ponta, faça um pequeno "looping", ou seja, uma voltinha com o seu alicate de ponta redonda.
Com o seu alicate de ponta chata, comece a fazer uma espiral. Repita este mesmo processo do outro lado do fio.
No passo cinco você pode perceber as duas espirais sendo que entre elas você deve deixar pelo menos de 3 a 4 centímetro de fio reto.
Com o alicate de ponta redonda, segure o centro da peça e dobre-a para baixo dos dois lados. Faça como no passo 9, agora.
Os passos 10 e 11 mostram como você deve conectar os links ou entremeios formando a sua corrente.

Gostou deste passo a passo com fio de aço? Então volte de novo ao blog nos próximos dias pois já estou produzindo outros ainda mais legais!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Use também fio de aço de tons diferentes como o ouro velho...
...e o dourado.
Esta pulseira dourada de fio de aço vem com uma variação desta técnica que eu acabei de ensiná-las (os).

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Técnica de Nós Chineses para Bijuterias

O nó chinês é uma arte manual decorativa que começou como uma forma de arte folclórica Chinesa nas Dinastias Tang e Song. Foi então, popularizada mais tarde nas Dinastias Ming e Qing. Essa arte também é referida como "Nós decorativos tradicionais Chineses". Em outras culturas, também é conhecida por "Nós decorativos".
O que fazer com esses nós? Bom, as "miçangueiras" de plantão sabem direitinho como utilizá-los. Eles servem para fazer brincos, colares, pulseiras comuns e de relógios, prendedores de cabelos e muito mais.
Eu pessoalmente chamo esses nós de "Macramé Chinês", por utilizarem uma técnica equivalente à do macramé comum.
Bijuterias feitas com nós chineses
Lydia Chen é uma escritora que listou 11 tipos diferentes de nós básicos Chineses em seu primeiro livro. Outros nós mais complexos foram criados com a repetição ou a combinação dos nós básicos.
Vamos aprender alguns deles?
1- Este primeiro passo a passo é do nó decorativo chinês chamado de "Nó Decorativo de Botão".
Para fazer esses nós, use fitas, fio de seda, de cetim, couro e etc.
2- Nó "Botão Achatado", Nó "Brocado Redondo" e Nó da "Boa Sorte".

3- Nó de Flor.
4- Nó "Pan Chang".
5- Nó Chinês "Quadrado".
Saiba mais:

O folclore chinês desperta grande interesse mundial. Ele integra o leque de legados de cinco mil anos da civilização chinesa, traduzindo -a através de nítidas características geográficas e étnicas. Agora, vamos conhecer uma das artes folclóricas: o nó chinês. O nó chinês é um dos produtos artesanais mais conhecidos e populares em todo o mundo. Ele é caracterizado por ser entrelaçado numa corda fina unida por diferentes nós que forma desenhos que dão boa sorte. Cada um dos nós possui um nome específico, de acordo com sua forma e significado, como por exemplo "Ruyijie", o nó do desejo, "Panchangjie", nó da longevidade... todos expressam felicidade e boa sorte, refletindo antigas crenças assim como a aspiração do povo chinês pela sinceridade, bondade e a beleza.
O nó chinês é uma arte milenar. Segundo registros históricos, ainda nos tempos remotos, os ancestrais chineses registravam os assuntos com nós nas cordas. Esta tradição foi mantida até o surgimento dos caracteres primitivos. Durante a formação da civilização chinesa, a corda era muito usada. Na pronúncia chinesa, a corda tem o mesmo som da palavra divindade. Há ainda uma lenda, acredita-se que o dragão divino venerado pela nação chinesa por ser considerado como "descendente do dragão" e a corda parece justamente um dragão curvado. Na pré-história, a imagem do dragão divindade era expressa através da variação de nós na corda.

O entrelaçamento da corda também era muito usado no cotidiano dos chineses. Citando como exemplo, no vestuário, os chineses gostavam de entrelaçar panos na cintura para ajustar as roupas. Posteriormente, surgiu o nó em forma de botão. Os chineses costumavam utilizar a jade como botão, usavam ainda várias pedras de jades presas a uma corda, formando um belo cinto. Além disso, os ancestrais carregavam carimbos por toda parte. Por isso, muitos carimbos possuem um buraco para ser amarrado. Os espelhos de bronze também ganharam orifícios para facilitar o manuseio.

Na dinastia Qing (1644-1911), o nó nas cordas era considerado uma arte. O seu estilo era diversificado e era empregado como decoração. Hoje, é bastante utilizado em cortinas , liteiras e instrumentos em geral.

O nó de corda possui ainda outras funções que ultrapassam o âmbito decorativo, pois são simbólicos. Por exemplo, é comum nos casamentos colocar o nó de corda na cortina do leito, pois isto impedirá o casal de se separar e vai mantê-los apaixonados para sempre. Colocar o entrelaçamento de corda na jade implica no desejo de que tudo corra bem, de vento em popa; no leque significa boa sorte e que tudo aconteça de acordo com o desejado. Muitas poesias chinesas também descrevem o nó de corda com propriedade.

Em chinês, o "Jie" (nó) significa a harmonia e união e possui o som parecido com "Ji". Ji por sua vez, significa a boa sorte, felicidade, longevidade e prosperidade. Por isso, o nó de corda torna-se o portador de parte da cultura tradicional chinesa.

Este "Saiba Mais" foi retirado do site Cri Online ( Rádio Internacional da China).

terça-feira, 21 de abril de 2009

Miscelânea de Passo a Passo de Bijuterias Número 3

Preparados(as) para mais uma avalanche de modelos de passo a passo de bijuterias e acessórios?
Então, acompanhem esta postagem comigo.

1- Passo a passo de flor de chainmaille (ou flor feita com elos)
O interessante dessa flor é que ela é meio "bombril" rsrsrs. Ela é multiuso!
Acompanhe a imagem abaixo.
2- Passo a passo de brincos de espirais de fio de aço
Para fazer esses brincos você vai precisar dos seus alicates de corte, dobra e ponta redonda; duas miçangas grandes como as da foto abaixo; fio de aço de 18 gauge ou 1.02 mm; acabamentos para brincos (podem ser os do tipo anzól ou outro qualquer);
3- Passo a passo de como cobrir, encapar ou forrar botões com tecido.
Use esses botões não só em roupas mas também para fazer miolo de fuxico, broches, enfeites de bolsas, e até brincos, colares e pulseiras. Use a sua imaginação!
Para fazer esses botões forrados você vai precisar de um kit para fazer esse tipo de trabalho (veja o kit usado para este tutorial no passo número 3 da imagem abaixo). Procure em armarinhos ou em qualquer loja que venda material para costura que possivelmente você irá encontrar.
4- Passo a passo de corrente de miçangas para colar de duas cores
Na imagem abaixo, das figuras 1 ao 9 temos o passo a passo do acabamento do colar e logo após temos o passo a passo da corrente de miçangas.
5- Passo a passo de colar de fita
Não existe colar mais simples de se fazer! É também uma ótima dica para trabalhar a criatividade e a coordenação motora das crianças.
Use um pedaço de fita e rodelas de metal com uma abertura no centro e mãos à obra!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Coração de Crochê - Passo a Passo

Este pequeno passo a passo é ótimo para quem está iniciando na arte de crochetar.
Siga atentamente as imagens abaixo:
Passo a passo cedido pela artesã April - saltforthespirit.blogspot.com

Pelo amor de Deus, diga NÃO a Dilma!

Pelo amor de Deus, diga NÃO a Dilma!