Comunidade no orkut

Você tem perguntas, quer passar sugestões de postagens e ainda discutir algumas técnicas? Está com dúvidas sobre tipos de materiais como qual arame ou fio comprar para modelagem de bijus e etc? Então faça parte da comunidade deste blog no Orkut. Clique aqui.

Participe aqui também: comocriarbijuterias.ning.com
Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
Mostrando as 9 postagens mais recentes de 27 em Maio 2009. Mostrar postagens mais antigas
Mostrando as 9 postagens mais recentes de 27 em Maio 2009. Mostrar postagens mais antigas

domingo, 31 de maio de 2009

Passo a Passo de Brincos de Argolas Duplas Decoradas

Este passo a passo de hoje é muito simples e o resultado é show! Para quem gosta de argolas e miçangas, aqui nós vamos conseguir unir o útil ao agradável.

Para começar você vai precisar de duas espessuras de arame ou fio de aço, uma de 20 gauge ou 0.84mm e uma de 24 gauge ou 0.51mm. Você também vai precisar de um mandril, um alicate de ponta chata, um alicate de ponta redonda, um de corte e as miçangas de sua preferência. No caso deste brinco, eu usei miçangas que imitam pérolas pequenas, miçanguinhas na cor azul turqueza, uma gota grande e uma menor, as duas na cor preta.

Passo a passo:


1- Separe o mandril e o fio mais grosso

2- No número 5 do mandril, faça uma argola e deixe sobrar em torno de meio centímetro além da largura 5, nos dois lados.

3- Veja como deve ficar.

4- Essa sobra na argola, é para que você possa fazer duas pequenas voltinhas usando o alicate de ponta redonda.

5- Agora, separe as pérolas e o fio mais fino

6- Corte um pedaço de mais ou menos uns 10cm do fio e comece a enrolá-lo em torno da base que fizemos anteriormente.

7- Vá enrolando o fio na base e adicionando as pérolas.

8- Faça com que as pérolas fiquem do apontadas para o lado de fora da argola.

9- Tente colocar um número par de pérolas.

10- Separe as miçanguinhas azuis e volte com o fio adicionando-as e posicionando-as na parte de dentro da argola como mostra a imagem.

11- faça o acabamento dando pelo menos duas enroladinhas na extremidade da argola, e corte o excesso de fio com o seu alicate de corte. Para um bom acabamento, use o seu alicate de ponta chata para amassar a pontinha do fio que pode ficar fora do lugar.

12- Agora nós vamos fazer uma argolinha ou elo. Para isso, pegue o seu fio mais grosso e enrole uma ponta dele na parte mais grossa do alicate de ponta redonda.

13- Veja como deve ficar

14- Corte o fio com o alicate de corte e pronto, sua argolinha perfeita está pronta.

15- Posicione a sua argolinha, junto com um acabamento para brincos, na parte de cima da argola e finalizando a primeira parte do brinco.

16- Agora vamos fazer a argola maior e para isso, use o fio mais grosso novamente e faça a argola no número 13 do mandril.

17- Repita o mesmo processo mas agora, aumentando o número de miçangas para cobrir toda a argola. Não precisa colocar um número par de miçangas na argola de baixo.
18- A sua argola maior deve ficar dessa forma.

19- Faça mais duas argolas com o fio mais grosso, como demosntrado anteriormente.

20- Separe as suas gotas, a pequena e a maior. Posicione a menor na parte de cima do brinco, ou na primeira argola.

21- Corte um pedaço do fio mais fino de mais ou menos uns 5 centímetros. Encaixe na gota.

22- Una os dois lados como está na foto e use a ajuda do alicate de ponta chata para isso.

23- Com um dos lados, comece a enrolar o fio em torno do outro.

24- Vá enrolando, enrolando, até formar uma pequena cobertura em cima da gota. 25- Com a outra ponta do fio, faça um pequeno looping com o seu alicate de ponta redonda. Segure esse looping com o alicate e com os dedos comece a enrolar o fio mantendo a voltinha. Ele deve ser enrolado em torno dele mesmo e depois corte o excesso de fio.

26- Encaixe a gota maior na argola maior com a ajuda de um elo que você já deve ter pronto. Fim!
Dica: Para este brinco, fica muito legal também usar um fio ainda mais grosso para a base das argolas e ainda variar nos tipos de miçangas usadas. Use cristais swarovski, o efeito fica incível! Use gotas de cristal também, pedras de rio e etc.

sábado, 30 de maio de 2009

Inspirações em Maria Antonieta e na Moda Rococó

Para quem gosta das bijuterias inspiradas na história de algumas modas, que tal darmos mais uma relembrada na moda de Maria Antonieta? Ela é aquela moda rococó que eu já andei mostrando por aqui.
Para as amantes do crochê e também das bijuterias, essas idéias vão calibrar a criatividade de vocês, com certeza. Acompanhe comigo as explicações sobre os detalhes das peças.

Todas essas peças das imagens abaixo foram produzidas pela Edera Jewelry.
Estas 3 primeiras imagens são de brincos de crochê com miçangas. Perceba como o dourado é um ponto forte nessa moda, assim como os tons pastéis.
Outro ponto interessante a se destacar nessas peças, são as coroinhas. Sabe aquelas coroinhas de metal que compramos para colocar bem em cima da miçanga como se fosse um chapeuzinho? Pois é, no caso dessas peças, as coroinhas são feitas de crochê mesmo! Uma graça e um show de criatividade e delicadeza.
Dando uma espiada no estilo de Maria Antonieta, podemos perceber muitos traços curvilíneos assim como exageros em renda, babados e laços.
Vocês devem ter notado também, que as bijuterias mostradas aqui nesta postagem, são feitas com um crochê que praticamente imita a renda.
Para aquelas amigas que não entendem muito de crochê mas que amaram essas inspirações, a substituição pela renda pode dar um efeito equivalente.
Para finalizar, temos um colar inspirado nas cores e formas do estilo de Maria Antonieta.
Mais um detalhe importante a ser comentado, é o volume das peças. Se vocês repararem, a flor de crochê abaixo não é completamente plana e sim, meio que gordinha. Esse detalhe ajuda a enriquecer a peça e, por isso, se você for comprar a renda pronta ao invés de crochetar, tenha certeza de que será renda suficiente para criar um volume. Tente costurar uma por cima da outra para criar esse efeito que o resultado vai ser bem bonito.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Você conhece o "The Coiling Gizmo"?

O "The Coiling Gizmo" é uma ferramenta essencial para alguns tipos de trabalhos de bijuterias feitas com arame ou fio de aço.
Pingente de arame cor de cobre feito pela Tangocatgems
Eu já tinha comentado antes sobre esse kit aqui no blog, e algumas pessoas se interessaram bastante pelo produto. Infelizmente não posso garantir-lhes que ele já seja vendido no Brasil mas, uma dica que eu eu sempre dou e que serve também para este caso, é que vocês mesmas criem as suas próprias ferramentas. Chamem um marceneiro, carpinteiro, ferreiro, desenhem o produto pra eles e pronto! Parece fácil e é fácil mesmo. Normalmente essas ferramentas para a montagem de bijuterias são coisas tão simples que dão até raiva de pensar sobre o por quê de ainda não termos uma ajuda dessas em mãos.Ele produz peças como essas da foto abaixo entre outras. Tudo vai depender da criatividade da pessoa que o está utilizando.
Aqui vai um pequeno passo a passo de como utilizar essa peça oferecido pela Craftypod:

Para começar, é legal usar arame ou fio de aço nas espessuras de 24 e 26 gauge ,respectivamente 0.51 e 0.40 milímetros. Usar fios coloridos, além dos prateados, também é uma dica legal.
O Gizmo é uma ferramenta fácil de se usar. Ele é uma base de metal que deve ser aparafusada à uma mesa, onde se queira trabalhar. Enrole o fio na maçaneta de metal como demonstrado na imagem acima. Você deve fazer uma espiral.
Essa espiral pode ser transformada e a partir dela, outras coisas serem criadas, como por exemplo, uma espiral feita de espiral.
Fica super interessante se usada como entremeios ou miçangas em colares, brincos, pulseiras e etc.
Lembrando as nossas peças no "estilo freeform" ou "forma livre", essas espirais podem virar miçangas com desenhos completamente aleatóreos e de acordo com a criatividade do criador.
Você pode ainda adicionar miçangas ao fio e criar uma linda miçanga de miçangas em espiral! Nossa... profundo isso...vou até repetir: Miçanga de miçangas em espiral! rsrsrsrs...
Mais idéias de bijuterias feitas com a ajuda do The Coiling Gizmo:

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pingente de Fio de Aço, Pérolas e Cristais Swarovski

Para finalizar esta linda quinta-feira, eu resolvi mostrar para vocês a foto de um colar que eu preparei para dar para uma amiga. Ela queria um colar de correntes simples mas com um pingente charmoso e diferente.Bom, o pingente foi inspirado nas criações "freeform" ou "forma livre" feitas com fio de aço ou arame. As criações freeform são aquelas que não têm formas perfeitas e nem lados iguais. São criadas com traços aleatóreos e de acordo com a criatividade do artista.

Para fazer esse pingente, eu usei uma base de fio de aço de espessura grossa na forma de um "S".
Com um fio de aço mais fino, eu comecei a cobrir o fio mais grosso unindo também as pérolas e os cristais. Para o acabamento final do fio mais fino, eu fiz pequenas espirais.

Para criar esse "montinho" você deve ficar enroscando o fio em torno da base e em torno de si mesmo até que você encontre a forma desejada.

Colar de Muranos Rebordados em Miçangas.

Este passo a passo de hoje é de um colar com muranos rebordados em miçangas. Você se lembra daquela postagem que eu fiz sobre miçangas de miçangas? Pois é, a idéia é a mesma.
Material necessário:

-3 muranos
-33 cristais número 5
-22 cristais número 4
-4 cristais número 6
-15 miçanguinhas
-fecho
-corrente alongadora
-elos ou argolinhas
-fio de nylon 0.33mm
- um par de tips ou conchinhas para acabamento com fios
- uma agulha bem fina para ajudar a encaixar as miçangas no fio

Passo a passo:

Siga as imagens da direita para a esquerda.




Fonte: Revista Como Fazer Bijoux número 35
Essa revista é uma beleza e uma ótima dica para idéias e passo a passo.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Biojóias - Definição, Idéias e Sugestões

Mas o que é a biojóia?

É o resultado da união de elementos vegetais com metais nobres como o ouro, a prata, pedras preciosas, gemas coradas, pérolas e que transformam sementes, palha, pedaços de madeiras e outros materiais em verdadeiras jóias naturais, tirando partido do que a natureza generosamente nos oferece e realçando com materiais de joalheria verdadeira.

Bracelete de Capim Dourado e Pedras Corais feito pela BrazilianEcoDesign

As Biojóias geradas a partir da criatividade de artesãos e designers, são jóias que aliam a nobreza do ouro, da prata e até mesmo do metal ou arame e das pedras brasileiras, que misturadas artisticamente com sementes de tucumã, açaí, jarina, babaçu, moroto, pau-brasil, coco, couro, penas, ossos, fibras naturais, madeiras e escamas revelam o milagre do imaginário brasileiro. São criações artísticas e ecologicamente corretas, tipicamente brasileiras, que se utilizam das cores, formas e texturas da riquíssima flora brasileira para tornarem mais belas e acessíveis as jóias e os adornos destinados a embelezar as mulheres de todo o mundo.

Imagem fornecida pelo site recife.olx.com.br

Na área do Biodesigner, já existem profissionais que assessoram artesãos que exploram as matérias-primas básicas da Biojóia para que esta extração se dê dentro dos parâmetros desejados, com cuidados para que não germinem e não contenham fungos, para atingir a qualidade de jóia das peças confeccionadas.

Esta nova tendência, ao utilizar-se de materiais oriundos da natureza, belos e selvagens, que antes eram ignorados na confecção de jóias de qualidade, enriquecidos com as maravilhosas pedras brasileiras e sem atentar contra o meio-ambiente, está surpreendendo o mundo com o seu design e criatividade, destacando o Brasil nas Feiras de Jóias internacionais e enlouquecendo a Europa.

É um mercado com excelentes perspectivas que vem se abrindo para a Biojóia. A infinita riqueza do potencial da natureza brasileira, resulta em jóias vibrantes, calorosas e ousadas. A Biojóia chegou no cenário da moda com todo o vigor. E, chegou para ficar.

A Biojóia está se apresentando para a exportação com o apelo do “politicamente correto”, somado ao fato do trabalho ser executado por comunidades de artesãos que vão desde o extrator, o cortador, o furador, o montador, o polidor até o designer, tem tudo para ser uma explosão no mercado da moda, aliado ao preço que se torna mais acessível e à beleza da jóia, muito mais criativa e sensual.

Uma coisa torna-se evidente, a durabilidade vai depender de maiores cuidados que as jóias clássicas. Os materiais naturais utilizados, tornam as Biojóias mais frágeis e delicadas, que precisam ser guardadas em lugares arejados.

Não molhar e não deixar em lugares úmidos e abafados, não entrar em contato com produtos químicos e ficar longe do fogo e do calor, faz parte dos cuidados básicos. Não colocar a sua Biojóia junto com suas outras jóias, para que não sejam danificadas. Não é uma jóia para entrar no mar ou na piscina. Com estes cuidados, ela pode durar muito.

Você verá que os conceitos de que vestir uma jóia era privilégio de poucos e de que necessariamente muito dinheiro deveria ser investido, são coisas do passado.

Tipos de sementes para biojóias: de açai, jarina, jupati, pataua, ingarana, morototo, murumuru, jatobá, buriti, olho de cabra, tamarindo, olho de boi, tucuma, flamboyant, paxiubao, entre outras.

Outros materiais: bambú , capim dourado, fibra de piaçava, pedras naturais, etc.

Colar feito de sementes de morototo pela Amazon Factory
Pulseira feita com sementes grandes de jatobá, açaí branco e detalhes em côco também da Amazon Factory

Mais exemplos de Biojóias
Siga as imagens da esquerda para a direita:

Brincos

1-Brincos de sementes de açaí e morototó;
2-Brincos de sementes de açaí e côco;
3-Brincos de sementes de mulungo e bambú;
4-Brincos de sementes de paxiuba e açaí;
5-Brincos de côco e açaí;
6-Brincos de muruci e açaí;
Colares

1-Colar de sementes de açaí e jarina;
2-Colar de sementes de morototo, paxiúba e açaí;
3-Colar de sementes de açaí e côco;
4-Colar de tento, jupati e jarina;
5-Colar de mulungo e açaí;
6-Colar de açaí e jarina;


Cintos

1-Cinto de côco;
2-Cinto de miçangas de madeira e fio de couro;
3-Cinto de madeira polida;

Pulseiras

1-Pulseira de sementes de tento e açaí;
2-Pulseira de sementes de açaí e pixiubao;
3-Pulseira de madeira jatobá;
4-Pulseira de sementes de açaí e madeira jatobá;

Prendedores de cabelo

1- De sementes grandes
2- De côco
3- De côco com pauzinho de pedaço de palmeira.
Biojóias feitas pela Amazon Factory

O nosso Brasil é tão rico em termos de produtos naturais que transforma o trabalho de fazer biojóias ou eco bijus muito prazeroso e lucrativo. Aposte você também nessa idéia!

Colar de Cristais Pretos e Corrente de Bolinhas - Passo a Passo

Este colar do passo a passo de hoje, é feito com aquele tipo de corrente que não tem elos, mas sim, pequenas bolinhas. Lembrou?

Para a montagem deste colar você vai precisar de:

- Cristais número 8
- Corrente de bolinhas
- Alfinete de argolinhas ( eu aconselho você a comprar o seu próprio arame a metro e criar seus próprios alfinetes)
- Argolinhas ou elos
-Fecho para colares ou pulseiras
- Corrente comum para alongar o colar

Passo a passo do colar:

Para começar, corte a corrente de bolinhas de acordo com a imagem abaixo. Ela se destaca na cor amarela.
Depois, encaixe os cristais no alfinete e prenda-o na corrente de bolinhas como demonstrado.
Agora, você vai começar a conectar cada pedaço do colar que anteriormente foi feito de forma separada.
Repare na imagem circular em destaque e veja como se faz.

Para finalizar, você deverá fazer o prolongamento do colar conectando cristais, já encaixados nos alfinetes, com os elos.

Adicione a corrente prolongadora de um lado, o fecho do outro e pronto!

Fonte: Revista Como Fazer Bijoux número 35

domingo, 24 de maio de 2009

Plástico #6 - Criando Bijuterias e Reciclando

Você sabia que reciclar está mais do que na moda? E não está só na moda, está na mente daqueles que amam a natureza e na vontade de um mundo melhor e mais consciente.
Muitas pessoas não conhecem trabalhos de reciclagem e por isso não sabem quanta coisa linda pode ser feita. Além disso, reciclar é bom para o bolso. Quer ver exemplos disso? Veja o que esta postagem de hoje vai te mostrar.

Bracelete de plástico feito pela artesã australiana revampbyjacy.
Vamos ver um passo a passo de pingente cedido pela artesã ChrisJob?
Material:
- Plástico #6 limpo. Você pode encontrar uma marquinha na parte de trás de algumas vasilhas plásticas de comida, que você compra no mercado, avisando ser reciclável ou tem o número 6.
- Canetinha permanente
- Tesoura
- Papel para assar ou papel alumínio.
- Um forno, é claro. Não serve para microondas!

Para começar, escolha a parte mais lisa da vasilha para começar o seu trabalho.
Corte o plástico no formato do pingente desejado. Invente! Faça flores, carrinhos, ursinhos, borboletas, mandalas e o que mais você desejar.
Use canetas permanentes em tons variados para criar o desenho que você quiser. Se for uma mandala, corte o plástico em um formato redondo e desenhe a mandala com as canetas.
Pré-aqueça o forno a 350 graus e posicione o seu pingente já pronto em um pedaço de folha de alumínio, dentro do forno.
Agora, você deve manter seus olhos bem atentos no seu trabalho pois essa última parte é bem rápida!
Nos primeiros 90 segundos você vai ver o plástico ficar entortando e se contorcendo, mas não se assuste, é assim mesmo. Depois ele fica retinho de novo. Espere mais uns 2 ou 3 minutes e pronto!
Tire do forno.
Este tipo de trabalho de reciclagem de plástico número 6, serve não só para pingentes mas também para paletas de guitarra personalizadas, botões personalizados, porta-guardanapos (para isso você deverá modelar o plástico assim que ele sair do forno em uma base redonda), arranjos de árvore de natal como anjinhos...anéis, entremeios de colares e pulseiras e etc, etc, etc...tudo reciclado! Que lindo!

Vamos ver mais idéias?

Esses aneis abaixo foram feitos também com plástico reciclado e com a ajuda de carimbos com desenhos variados. Para modelar os anéis, use um mandril. Espere o plástico dar uma pequena esfriada e depois comece a modelagem. Uns dois minutinhos de espera está bom.
Exemplos de pingentes de plástico.
Obs: Caso você tenha dificuldades de fazer o desenho, treine antes em uma folha de papel ou use carimbos que já vêm com o desenho desejado.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Você conhece o WigJig?

O Wig Jig é uma ferramenta especial para a montagem de bijuterias feitas com arame. Ele ajuda a fazer curvas perfeitas e a modelar o arame em várias formas.

Com ele você pode fazer acabamentos para colares, pulseiras e brincos, elos, entremeios, pingentes, borboletas, flores, anjinhos, mandalas e o que mais a sua criatividade pedir.
Na imagem abaixo, temos um exemplo de elo na forma de um "8", uma flor e entremeios que foram usados em um colar. Tudo feito feito com a ajuda da nossa base, wigjig.

Nesta outra imagem abaixo, vemos que o WigJig ajudou a fazer a base de um anel. Para finalizar, o uso do mandril também é essencial.
O WigJig é uma base de plástico ou de metal cheia de furinhos e nesses furinhos são encaixados pinos de várias espessuras. Dessa forma, também são criados anzóis para brincos, como mostra a imagem abaixo.Caso você não encontre um WigJig para vender, existe uma saída: Faça a sua própria base utilizando um pedaço de madeira e pregos.
Fotos e idéias fornecidas pelo site www.wigjig.com

Diga NÃO a Dilma!

Diga NÃO a Dilma!
Diga não: à corrupção - aos guerrilheiros - à falta de liberdade de imprensa - aos políticos sem Deus - aos egocêntricos - aos sem ética - aos mentirosos - aos sem moral - aos que debocham da nossa Nação e nos tratam como palhaços de seus circos. Pensem muito antes de escolher a pessoa que vai governar a sua vida e a vida da sua família. Depois não reclamem de nada, se a vaca for pro brejo. Boa sorte a todos nós, brasileiros de verdade.