Comunidade no orkut

Você tem perguntas, quer passar sugestões de postagens e ainda discutir algumas técnicas? Está com dúvidas sobre tipos de materiais como qual arame ou fio comprar para modelagem de bijus e etc? Então faça parte da comunidade deste blog no Orkut. Clique aqui.

Participe aqui também: comocriarbijuterias.ning.com

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Anelzinho e Brinquinhos Delicados

Este conjuntinho eu fiz para dar de presente para uma menininha que fez anos, filha de uma antiga amiga minha. O tamanho do anel é número 1 e ele foi feito com fio de aço, pérolas no formato de uma flor e um cristal swarovski ao centro. Os brinquinhos foram feitos apenas com fio de aço e uma pérola cada. Gostaram dos modelitos infantis?

A minha querida amiga Jô Negretti, me perguntou como eu fiz estes brinquinhos então, aí vai a explicação:

Passo a passo dos brinquinhos:

Corte um pedaço de pelo menos uns 4 cm de fio (Esse tamanho vai depender do tamanho da pérola), encaixe-o na pérola e deixe sobrar em torno de 1cm de fio para fora de um lado. Do outro lado, dobre o fio em torno da pérola e puxe-o como se estivesse trazendo ele para o outro lado da pérola unindo-o à outra ponta deixada para fora anteriormente. Agora, com o fio maior, faça uma espiral em torno do fio menor, bem juntinho à pérola. Corte o excesso de fio e pronto! Apenas finalize encaixando a tarracha para brincos.

Estilo Inverno

Sweet children..

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Colar de Fio de Aço Imitando Renda

Folheando uma revista Veja antiga, de 5 de dezembro de 2007, vi uma propaganda de jóias da marca Vivara com a nossa modelo preferida, a Gisele Bundchen. Logo que vi a foto dos brincos feitos em fios de ouro, me senti inspirada na mesma hora!

Como a biju que eu mais gosto de fazer é o colar, peguei a idéia dos brincos e fiz um colar. Pode-se chamar este estilo de freeform por ter formas aleatóreas e é claro que, ao invés de usar ouro, usei o meu queridíssimo fio de aço.

Como você pode perceber nesta foto em detalhe (abaixo), o colar é feito com pedaços de fios torcidos e ligados uns aos outros por pequenos elos. Desta forma você consegue que a sua peça tenha um movimento que é necessário. Para você ter uma noção ainda melhor do modelito, veja no pescoço como ele fica super interessante e delicado.

O resultado final ficou semelhante ao de um colar de renda.
Quer um toque bem legal? Nesta peça eu não usei miçangas, apenas os fios torcidos mas nada te impede de adicionar cristais e pérolas ou miçangas e criar bijus perfeitas para a noite, festas, casamentos e outras ocasiões mais chiques.
No brinco que a Gisele está usando, você pode perceber que o fio de ouro está amassadinho e não circular como o que eu usei. Esse amassadinho pode ser feito se você usar uma bigorna e um martelo e amassar delicadamente a peça. Dessa forma você terá um efeito rendado ainda melhor!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aprenda a Costurar Miçangas

Embelezar tecidos ou couro com miçangas é uma tradição muito antiga de culturas de todo o mundo. Nos dias atuais, muitos artesãos têm desenvolvido essa técnica da costura com miçangas em designs que os identificam culturalmente ou geograficamente. Seus designs são observados na natureza e em interpretações simbólicas de suas crenças. Já os designs geométricos representam ordem e harmonia. A popularidade da costura em miçangas como um hobby ou passatempo tem sido muito apreciada pelos consumidores. A costura em miçangas pode ser encontrada desde as roupas e bijuterias até ítens decorativos variados. Pode também explorar uma variedade de estilos e é uma das maneiras mais fáceis de se personalizar o seu armário e embelezar um modelito simples.
Drew Barrymore no premiere de seu último filme usando um lindo colar de miçangas rebordadas. Um estilo um tanto Bridgette Bardot, concordam?


1- Ponto de retorno:
2- Ponto corneta (usando uma miçanga mais compridinha):

3- Ponto aplique de duas linhas:

4- Ponto terreno pantanoso:

5- Ponto semente:

6- Ponto chaminé:
7- Ponto "stop":
8- Ponto viajante: Por Lynne Soto e Anna VanDemark
Revista Bead&Button

Aqui você pôde aprender muitas formas de se costurar as miçangas no tecido te dando um leque de oportunidades para começar a criar lindas bijuterias.

Projetos assim podem te ajudar a aproveitar miçangas que ficaram de lado, que foram rejeitadas, sobras de outros projetos e até te ajudar a reaproveitar miçangas de uma peça que se quebrou.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Passo a Passo de Bracelete com Espirais em Arame ou Fio de Aço

Para começar muito bem a semana, vamos fazer um bracelete com espirais de arame ou fio de aço?
Entendam que este passo a passo é mais indicado para as artesãs de nível intermediário e que alguns passos deste projeto vão precisar de uma certa perseverança. Essas espirais podem não sair perfeitinhas para você logo no começo.
http://www.lapidaryjournal.com/Hoje vou apresentar para você mais uma ferramenta usada para trabalhos com arame ou fio de aço. Esta ferramenta é usada para torcer o fio, dando à ele uma aparência de espiral.

Eu não sei se você vai encontrar exatamente o mesmo modelo de ferramenta na sua cidade ou até mesmo online mas a dica já está dada! Existe também a possibilidade de se torcer o fio usando dois alicates ao mesmo tempo mas, caso você queira torcer um fio muito longo, essa ferramenta vai ser necessária. Veja como o arame torcido deve ficar: Passo a passo:
Comece torcendo um pedaço de arame. O tamanho dele vai depender do tamanho desejado da miçanga em espiral e perceba que você deve deixar em torno de 2 centímetros de fio de cada lado sem torcer. As pontas serão torcidas de forma diferente. Veja como nas imagens abaixo.
Com a ajuda de um cabo de metal ou, caso você não tenha a ferramenta apropriada, use um lápis ou qualquer outro objeto que sirva de ferramenta. Faça uma espiral em torno do cabo e com a ajuda de um alicate de ponta redonda, faça uma outra espiral como demonstrado abaixo. Essas espirais das pontas devem parecer como vários elos juntinhos, entende?
Agora, novamente com a ajuda do seu alicate de ponta redonda faça uma nova espiral. É a espiral da espiral da espiral rsrsrsrs. Complicado? Nem tanto. Observe atentamente às imagens que não tem erro.
Agora, corte um pedaço de fio que seja de uma espessura mais grossinha (veja a tabela de numeração de fios ao lado desta página). Este tamanho deve ser de acordo com o tamanho do bracelete desejado. Deixe sobrar pelo menos 1 centímetro a mais do tamanho do braço para fazer duas voltinhas nas extremidades.
Neste bracelete da foto nós temos entremeios de metal variados, uma espiral de espiral de espiral (a demonstrada nos passos acima) e quatro espirais de espirais ( é aquela que é finalizada na foto número 7 acima, contando da esquerda para a direita).
Encaixe tudinho no fio e ao final, faça dois "loopings" ou voltinhas nas extremidades.
Uma dica para não ter erro é cortar o fio da base do bracelete depois de enfiar todas as peças nele. Não esqueça do centímetro extra de cada lado para dar as voltinhas!
Vamos fazer o fecho?



Siga o passo a passo das imagens abaixo.
Obs: Para dar uma achatada na peça você deverá ter um martelo e uma bigorna e bater exatamente onde você quer que fique amassadinho. Veja que a espiral não está toda achatada, só as extremidades do fecho.
Passo a passo produzido por Connie Fox
LapidaryJournal
Queridas, eu não dei as espessuras exatas de fio porque algumas espessuras são mais fáceis para umas e mais difíceis para outras amigas trabalharem. Procurem ver aquelas medidas que sejam mais confortáveis para você.

Fim :p

sábado, 25 de julho de 2009

Passo a Passo de Anéis com uma Pedra Central

Quem quer fazer uns anéis neste final de semana? Aqui onde moro está super chuvoso e para um sábado como este, não tem nada mais gostoso do que ficar no quentinho, comendo chocolate (rsrsrs amooo) e fazendo umas bijus legais.

Anel feito por Simply Stacy Jewelry

Este passo a passo de hoje é em vídeo e é apresentado por Aunties Beads. Ele é todo em inglês mas se você prestar bem atenção nas mãos da artesã, não vai ter problemas em entender.

O passo a passo que ela mostra aqui é dividido em 3. Ela ensina 3 modelos diferentes de anéis de fio de aço com uma pedra central mas todos são um tanto parecidos.

Para a produção destes anéis você poderá usar fio de espessura 20 gauge ou 0.81mm ou 18 gauge que é o de 1.02mm. Use também um mandril que já vem com as medidas imbutidas e seus alicates de trabalho. Aconselha-se a usar a espessura de 0.81mm para quem não está muito acostumado a trabalhar com fios ainda.

Outra coisa importante que ela fala neste vídeo é que você deve começar fazendo a base do anel uma medida maior que a desejada. O que acontece é que, de acordo com que você vai trabalhando o anel, ele vai ficando mais apertado voltando uma medida. Então, se o seu dedo é tamanho número 7, comece a base do anel na medida número 8.

Bom trabalho!

Anel produzido pela GetNoticed

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Brincos Chapadinhos na Orelha

Os brincos chapadinhos na orelha são peças fundamentais na caixinha de jóias de qualquer uma.
Muitos modelos desse tipo de brinco fazem a cabeça das mulheres de um estilo mais executiva ou profissional além de serem adorados por senhoras mais idosas que não querem colocar peso em suas orelhinhas delicadas. A minha mãe, por exemplo, adora vários tipos de colares e anéis mas, em se tratando de brincos, ela só usa os chapadinhos. Para a alegria daquelas que adoram os trabalhos com fio de aço ou arame, esses modelos de brincos vão com certeza te inspirar. O trabalho que se tem, na produção deles, quase sempre é bem simples e rápido. A idéia é usar uma espessura de fio mais grossinha só que maleável.
Primeiro você deve criar a flor, a pérola ou miçanga enrolada pelo fio, a espiral e etc, e, depois, deixe um pedacinho em torno de um centímetro para a parte de trás do trabalho. Essa será a ponta do brinco que será encaixada na orelha. Para prender a taxinha, basta encaixá-la. Algumas pessoas gostam de dar uma pequena amassadinha a alguns milímetros da ponta para que a taxinha não escorregue para fora mas, nem sempre isso é necessário.
Todas as imagens de brincos expostas nesta postagem foram retiradas do site de vendas Etsy e as bijus foram feitas por artesãs variadas.
Aguardem por um belo passo a passo de brincos chapadinhos que eu vou preparar para vocês!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Links de Lojinhas Virtuais de Bijuterias muiiiito lindas! Visitem estes endereços abaixo e façam a festa!

Crie o seu próprio estúdio de fotografias para as suas bijus!

Quando eu comecei a produzir o blog e a fazer modelos de passo a passo para expor aqui, eu não tinha conhecimento nenhum de como tirar fotos profissionais tanto das minhas bijus como de cada passo dos tutoriais que eu fazia. As bijus poderiam sair lindas mas, as fotos não davam à elas a aparência justa. Foi quando o meu marido descobriu essas caixas-estúdio que vêm com lâmpadas especiais para tirar fotos profissionais de pequenos objetos.
Existem vários modelos no mercado e o preço, onde moro, varia de 100 a 600 dólares, de acordo com as minhas pesquisas.
Mas pesquisando ainda mais, descobri um projeto de construção de uma caixa, feito por Jeffrey Bail (http://www.jeffreybail.com/).
Você quer subir mais um degrau no que se refere a expor suas bijus? Então, acompanhe comigo esta postagem.

Material necessário:
1- Para começar, você vai precisar de uma caixa de papelão. Ela não pode ser nem muito grande e nem muito pequena. Ela deve ser grossinha também e o melhor de tudo, você pode encontrar caixas assim de graça!
2- Você também vai precisar de tecido branco. O tipo de tecido pode variar.
3- Separe fita isolante, cola, tesoura, caneta, estilete e fita métrica.
4-Outra coisa que você vai precisar é de um papel cartolina. Este papel ficará na parte de dentro da caixa onde a sua bijuteria será colocada para as fotos. As cores do papel podem variar para que a sua bijuteria se destaque melhor.
5- Agora vem a parte mais cara deste projeto. Você vai precisar de muita luz iluminando dentro da caixa e para isso, você vai precisar de uma lâmpada ou duas bem fortes. Caso você já tenha lâmpadas boas em casa, então você vai ter um gasto a menos para iniciar este projeto.Passo a passo:

A) Para começar, marque em torno de 4 centímetros os lados da caixa com a fita métrica e a caneta.B) Corte os lados da caixa e a parte de cima como na imagem abaixo. Perceba que a parte de baixo deve estar intacta!C) Corte a cartolina no formato de um retângulo. O tamanho desta peça vai variar de acordo com o tamanho da sua caixa, então, corte primeiro a largura do retângulo que deverá ser a mesma largura da parte interna da caixa. Posicione o papel dentro da caixa fazendo uma curva para cima (veja a imagem abaixo). Corte o excesso de papel que poderá ficar para fora da caixa na parte de cima. Prenda esse papel à caixa com fita e cola.
Obs: Caso a sua caixa não seja branca por dentro, então, cole cartolina branca nos espaços internos.
D) Agora, cubra os espaços abertos da caixa com o tecido branco, menos a parte de frente da caixa. Use cola e fita adesiva para ajudar.E) Posicione a lâmpada na parte de cima da caixa. A luz deverá ultrapassar o tecido sem dificuldades.F) Posicione também a sua câmera fotográfica na parte da frente da caixa onde não deverá estar coberta pelo tecido.Pronto! Agora tire fotos profissionais das suas peças a um extremo baixo custo!
Dica: Além de usar cores de cartolina diferentes para destacar melhor algumas bijus, use também plaquinhas lisas escuras ou brancas de vidro para apoiá-las. Para o efeito de brincos pendurados no meio de um espaço branco, use linha transparente e prenda um pedaço de um lado ao outro da caixa como um varal. Seus brincos vão parecer que estão flutuando!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Idéias para a Decoração de Sandálias

Quem já me conhece um pouquinho, sabe que um dos meus estilos favoritos é o vintage. Hoje essa idéia que eu trouxe vai te ensinar a decorar os seus sapatos de uma forma divertida e ao mesmo tempo nostálgica e romântica.
Sabe aqueles brincos de pressão com um estilo antigo e vintage? Não? Entre então no link aqui ao lado da página "Moda Vintage" para ter uma idéia. Se você já conhece, então continue acompanhando comigo as idéias abaixo.

1- Estilo Mulher de Negócios: Neste primeiro modelo, temos uma sandália pretinha onde dois brincos de pressão foram presos. Uma graça, não? Simples e diferente!

2- Estilo Retrô: Neste outro, pegue dois laçarotes de fita e outro par de brincos de pressão. Prenda cada laçarote à sandália usando os brincos e voilá!
3- Estilo Festa: Quer algo mais glamuroso? Veja este par de brincos de pressão com bolinhas douradas fazendo um tipo de cascatinha. Lindo, não é? Prenda o brinco da parte da pulseira da sandália.
4- Estilo Casual Chique: Agora temos uma sandálinha branca básica mas com alguns detalhes no couro. Para este projeto, você deverá ir em uma loja que venda peças para a montagem de bijuterias e comprar um par de base para brincos de pressão.
Recicle! Corte um pedaço de tecido de algum pano ou roupa antiga que você tenha em sua casa e faça dois laçarotes. Cole os nós dos laçarotes nas bases para brincos e pronto. Depois prenda onde você achar melhor em sua sandália.






terça-feira, 21 de julho de 2009

Colar em Zigue-Zague

Que tal mais uma idéia legal para seus novos projetos de colares ou pulseiras?

Hoje eu trouxe uma pequena amostra de uma técnica simples de zigue-zague.
Para fazer um colar ou pulseira como na foto abaixo, você vai precisar de linha, agulha, miçanguinhas pequenas (seed beads), cristais redondos (use pérolas ou qualquer outra miçanga redonda e média) e gotas de cristal com o furinho dos lados.

Para começar, adicione a quantidade de miçanguinhas e gotas que forem te dar o comprimento de colar desejado. Repare que para cada 5 miçanguinhas pequenas, você deve adicionar 3 gotas. Depois, encaixe o cristal redondo médio na ponta e volte com a linha na terceira miçanguinha das 5 que estão entre os 3 cristais. Vá encaixando o cristal redondo e médio desta forma, em toda a terceira miçanguinha criando o zigue-zague.

Pequeno Gráfico para um Anel de Miçangas

Oi pessoal!

Hoje eu trouxe um gráfico de um anel de miçangas que é bem simples para aquelas amigas já acostumadas com gráficos.
Como eu sempre digo, para esse tipo de trabalho, use fio de nylon fino ou linhanyl + uma agulha bem fina que passe por dentro das miçanguinhas.



Na hora de terminar o seu trabalho, dê um nó e puxe-o para dentro de uma das miçangas de forma a fazê-lo desaparecer.

domingo, 19 de julho de 2009

Flor ou Estrela?

Pronta para curtir um passo a passo bem legal? Então, acompanhe comigo este projeto de...humm..., estou na dúvida. Você acha que é o projeto de uma flor ou de uma estrela?


Vamos aos materiais para este pendante que mede 3.8 centímetros de diâmetro:


1- Cristal ou pérola redonda de 8mm;
2- 10 cristais de 6mm;
3- 10 cristais de 4mm;
4- miçanguinhas(seed) número 11;
5- miçanguinhas (cylinder) número 11;
6- miçanguinhas(seed) número 15;
7- Fio de nylon fino ou fio especial para a montagem de bijus (linhanyl);
8- Agulha fina (uma que passe por dentro de todas essas miçangas);




Perceba que nesta fase, você irá forma a base da peça.
Agora, ela irá criar volume. Terminando a letra "e", passe para a letra "f" como demonstrado no gráfico abaixo. A partir deste momento, você irá começar a trabalhar com os cristais.

Como deu para perceber, esta flor...ou estrela, serve não só como lindos pendantes ou pingentes para colares como também para pulseiras.
Nas pulseiras, as flores ou estrelas são conectadas por links ou miçangas variadas. Veja este exemplo abaixo onde se usou uma pérola entre elas.
Estas lindas pecinhas nos fazem lembrar das miçangas de miçangas, por serem peças únicas trabalhadas com várias outras. Muito legal essa idéia, não é mesmo?

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fazendo Malha de Arame Viking para Bijuterias.

Depois de um tempinho parada, finalmente consegui me organizar e voltar a postar novidades do mundo das bijus. Tenho sempre recebido emails carinhosos e mensagens incentivantes mas infelizmente, ainda não tive tempo de responder a todos. Aos poucos vou fazendo jus à tanta amizade.

Hoje, vou mostrar para vocês, como fazer malha para bijuterias, usando arame ou fio de aço, apresentada pela artista Jean Campbell.
Para este passo a passo, você vai precisar de um fio na espessura de 0.32mm ou 28 gauge, um carretel especial para este tipo de trabalho e uma ferramenta de ponta de metal. O carretel utilizado aqui, é uma ferramenta de madeira com cinco pontas de metal. Essas pontas são dobradas de forma a criar uma espessura mais larga nas extremidades. Vendo as imagens abaixo você pode entender melhor.
Seguindo as imagens da esquerda para a direita, você deve começar prendendo uma das pontas do fio em uma das pontas de metal do carretel como se a estivesse laçando, deixando pelo menos 3 centímetros de arame sobrando.

Continue a laçar o fio nas outras pontas de metal do carretel até que dê a primeira volta completa. Com a ajuda de uma ferramente de ponta, pegue a ponta do fio de mais ou menos 3 centímetros que você deixou anteriormente e, dê uma enrolada nela de forma que ela suma. Agora, contorne as cinco pontas novamente sendo que, desta vez, você deverá laçar os laçados. Veja a imagem 5 para entender melhor.

Repita este processo anterior de laçar as pontas de metal do carretel e depois laçar os laçados até que você atinja o comprimento desejado.

Remova a malha do carretel com a ajuda da ferramenta de ponta de metal utilizada anteriormente.

Para você fazer um colar ou pulseira na largura desejada, use uma tábua de madeira com buracos de espessuras variadas.


Para fazer um acabamento nas pontas da malha, use uma coroa profunda para cobrir bem as extremidades. Termine com argolinhas e o fecho desejado.

Uma idéia interessante para incrementar ainda mais esse trabalho, é encaixar no meio da malha, miçangas, pedras e etc. Durante o processo de fazer a malha, você pode também ir encaixando miçangas no fio.

Uma outra dica legal para o acabamento é você cobrir o final da malha com um pedaço de fio, criando você mesma o cone que irá dar o toque final.

OBS: Provavelmente você não irá encontrar com facilidade as ferramentas apresentadas aqui. Uma dica que eu sempre dou e tem dado certo para muitas amigas é que você produza as suas próprias ferramentas ou mande fazê-las contratando um marceneiro ou carpinteiro. Vale a pena!