Comunidade no orkut

Você tem perguntas, quer passar sugestões de postagens e ainda discutir algumas técnicas? Está com dúvidas sobre tipos de materiais como qual arame ou fio comprar para modelagem de bijus e etc? Então faça parte da comunidade deste blog no Orkut. Clique aqui.

Participe aqui também: comocriarbijuterias.ning.com

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Passo a Passo de Bolas de Miçangas (ou miçangas de miçangas)

As bolas de miçangas ou miçangas de miçangas podem ser usadas para fazer muitas bijus super legais. Elas enriquecem e dão um toque especial em colares, brincos ou pulseiras e até mesmo chaveiros.
Vamos então começar a fazer essas belezinhas?

Para o material, você vai precisar de 3 pérolas médias, 6 cristais facetados e pequenos e miçanguinhas (seed) pequenas além de uma agulha fina e fio de nylon maleável e fino ou linhanyl.
Siga o passo a passo das imagens vendo as fotos de cima para baixo e da esquerda para a direita.Varie nas cores das miçangas para criar um efeito mais interessante na peça. Perceba também como você poderá encaixá-la em alfinetes e fios para criar as suas bijus.

Mais uma dica para quem quer trabalhar com bijus de resina

A Ruth, uma das participantes da comunidade deste blog no orkut, estava com algumas dúvidas básicas sobre as bijuterias de resina e a minha super amiga e companheira de blog, a Jô da jonegrettibijoux.blogspot.com, deu uma dica quentíssima.
Eu havia dito para a Ruth que, para obter cores legais no meio das bijus de resina, há a possibilidade de se usar objetos como pastilhas, miçangas e até fotos no meio do líquido na hora de colocá-lo na fôrma.

A Jô, no entanto, disse: "Acredito que dê para colocar peças diferentes na resina como a Mari falou... Sobre colorir vai uma dica de um amigo artesão, o Fábio que tem uma lojinha virtual neste endereço: http://www.dizalendaque.elo7.com.br/ - Ele não faz bijoux, mas sim outras peças - Ele disse que se quiser fazer uma peça colorida não se deve colocar o corante na resina pois - segundo ele - fica com um aspecto de 1,99 rsrsrsrsrsrsr - ele aconselha fazer a peça no molde, pintar com tinta de vitral e depois mergulhar a peça na resina novamente... fica a dica... se alguém testar quero saber como ficou o resultado srsrrsrsrsrs trabalhar com resina não vai dar para mim por conta do cheiro que é muito forte rsrsrsrsrs"

Jô querida, obrigada por compartilhar, nós bijuzeiras de plantão agradecemos!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bijuterias de Macramê - mais algumas dicas.

Incentivada pela amiga Liz (Elisabete), hoje estou postando sobre peças de macramê. A Liz, uma vez ou outra, me manda emails com fotos super interessantes e novidades do mundo das bijus.

Essas bijus de macramê, foram todas feitas pela artesã Monica Faingold.
Monica Faingold tem 56 anos, é arquiteta e, como ela mesma diz, é uma grande amante da natureza e profunda respeitadora da força do mar. Vive grande parte do tempo a bordo de seu barco e alí, encontra um ambiente propício para que suas criações aconteçam.
Para quem ama a arte de fazer nós e criar peças, não só de bijus mas, roupas e outros acessórios, o macramê ainda te dá a possibilidade de envolver miçangas, pingentes e outros objetos interessantes em sua arte. É aí que o negócio fica ainda mais interessante.
A mistura de diferentes tipos de nós com detalhes em sementes e penas, dão um ar étnico e até indígena ao look. Para fazer um estilo mais hippie, basta usar pingentes de metal na estrutura da peça, além de variar bem nas cores dos fios. O estilo afro também é muito bem-vindo em se tratando de bijuterias de macramê. Basta utilizar as cores características como o vermelho, o preto, o amarelo e o verde, além de carregar a peça com miçangas de madeira ou sementes.
Para mais idéias de bijuterias de macramê, não deixe de conferir o link ao lado "Macramê".
Para conferir mais trabalhos dessa super artesã, visite seu site: www.monicafaingold.com

domingo, 16 de agosto de 2009

Bijuterias de Resina, você quer fazer?

A resina é um tipo de material sintético que se tornou muito popular para fazer jóias ou bijuterias. Você pode comprar peças em resina tais como pingentes ou pendantes, anéis, braceletes e etc, ou você pode misturar a sua própria resina para inúmeros fins, tais como unir peças, fazer revestimentos, fundição ou fazer lindas bijus para vender, claro, claro! O tipo de resina que você deverá usar, vai depender do que você pretende fazer, por isso, quando fizer compras para misturas de resina, certifique-se de ler atentamente as informações do fabricante antes de usar.
Um ponto comum da maioria dos tipos de resina é que existem dois produtos para se fazer uma mistura antes dela ser utilizada. O primeiro produto será a resina, e o outro é um endurecedor. Eles devem ser misturados cuidadosamente, utilizados para o fim desejado e depois, deixados para endurecer. Esses dois produtos são conhecidos também como: duas partes epóxidas ou resinas epóxi. Uma resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor".
Você quer fazer lindíssimas bijuterias de resina para vender ou para usar você mesma?
Bom, existem kits de resina exatamente para essa função como este da imagem abaixo que está à venda no site CorreiosNet Shopping.
Descrição no próprio site sobre o produto: LANÇAMENTO CORFIX: Vítreo Resina Líquida é um produto composto de 2 componentes (A) Resina Epoxi e (B) Endurecedor, utilizado para trabalhos artesanais onde se deseja dar um acabamento semelhante ao vidro (Alta resistência,excelente brilho e total transparência). Aplicação: metal, madeira, bijuterias, vitrais, vidro, isopor, cerâmica, mdf, gesso, papel cartão, telas, tecidos, peças em biscuit, superfícies pintadas ou com decoupage e em superfícies que necessitem relevo com aspecto de vidro. etc. LIMPEZA DOS MATERIAIS: O Produto pode ser removido de peças e utensílios com álcool ou Thiner enquanto estiver no seu estado líquido. LIMPEZA DAS PEÇAS PRONTAS: Quando a peça estiver pronta e seca, utilize um pano umedecido com água e sabão. Kit :Resina Epoxi disponível em frasco de 70g e Endurecedor em frasco de 33g.
Eu também encontrei este outro kit americano em uma simples busca no google. Ele é um pouco mais completo pois vem com as fôrmas especiais para fazer peças de bijus. Mas, olha só, se você não encontrar um kit desses aí na sua cidade, compre as peças separadamente e crie o seu próprio kit. As fôrmas normalmente são de silicone e se você também não encontrar uma especial para fazer bijus, improvise com forminhas de fazer bombons. O máximo que você vai conseguir, neste caso, é fazer pingentes. Se alguém souber no Brasil, onde comprar fôrmas para fazer anéis e braceletes de resina, por favor, me avise!

Postagem dedicada à Renata Teixeira, uma super colaboradora na comunidade deste blog no orkut. Beijo grande, Rê!

sábado, 15 de agosto de 2009

Festival de Woodstock e a Moda Anos 60 e 70

O Festival de Woodstock comemora hoje 40 anos e os shows já estão rolando a partir de hoje mesmo, na cidade de Bethel no Estado de Nova York, EUA. Ele foi um festival de música anunciado como "Uma Exposição Aquariana", organizado na fazenda de 600 acres de Max Yasgur de 15 a 18 de agosto de 1969.

O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como uma dos maiores momentos na história da música popular.
O evento foi capturado em um documentário lançado em 1970, Woodstock, além de uma trilha-sonora com os melhores momentos.

Acontece que, este festival, não só decretou um momento histórico, dando espaço para novos estilos musicais e um pensamento mais "Paz e Amor", como também definiu uma nova moda no mundo fashion.

O tye dye, roupas mais largas de tecidos trabalhados e leves, coletes, as tranças nos cabelos, os acessórios em couro e, principalmente, as bijuterias, fizeram parte daquela nova cultura denominada hippie.

Em termos de bijuterias podemos observar que, o macramê e as pedras, assim como o símbolo da paz, as penas e as cores bem variadas e coloridas foram essenciais nos modelitos da época. As bijus de couro como as rústicas, bem manuais mesmo, fizeram bastante a cabeça daquela comunidade super relax.

Outra coisa legal a se observar na moda hippie é a sobreposição de colares. Misturar colares de texturas, cores e formas diferentes mostrava um ar mais trash e rebelde ao look. A intenção era exatamente essa, mostrar uma certa revolta em relação a alguns acontecimentos da época, como a guerra do Vietnã que durou de 1959 até 30 de abril de 1975.

Woodstock

Voltando a falar no festival, mesmo considerado um investimento arriscado, o projeto foi montado tendo em vista retorno financeiro. Os ingressos passaram a ser vendidos em lojas de disco e na área metropolitana de Nova York, ou via correio através de uma caixa postal. Custavam 18 dólares (aproximadamente 75 dólares em valores atuais), ou 24 dólares se adquiridos no dia. Aproximadamente 186,000 ingressos foram vendidos antecipadamente, e os organizadores estimaram um público de aproximadamente 200,000 pessoas. Não foi isso que aconteceu, no entanto. Mais de 500,000 pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito.

Untitled


Este influxo repentino provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel em "área de calamidade pública". As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.
Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e a outra após um atropelamento de trator. Houve também dois partos registrados (um dentro de um carro preso no congestionamento e outro em um helicóptero), e quatro abortos.
Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Fazendo Malha de Arame Viking Número 2

Na postagem anterior sobre este mesmo assunto, eu postei um passo a passo sendo que a ferramenta usada era um pouco diferente da deste passo a passo de hoje.
A malha viking, feita com fio de aço ou arame, é muito interessante para vários modelos de bijuterias. Um exemplo disso você pode ver logo abaixo neste conjunto de brincos e colar produzido pela artesã Janraven (ela expõe as suas peças no site do etsy).A malha viking pode ser feita somente com fio de aço ou arame como também pode ter miçangas adicionadas à ela. Um luxo só! Passo a passo para se produzir a malha viking:
Para este passo a passo, os materiais utilizados foram o fio de aço ou arame, e mais este kit de madeira da imagem abaixo. Este kit é tão simples que você mesma aí na sua casa pode improvisar ou mandar um marceneiro fazer para você. Não acredito que ele seja encontrado com facilidade no Brasil.
Seguindo a imagem da esquerda para a direita, comece dando cinco voltas com o fio em torno de um cartão de crédito. Depois, dê uma laçada em torno dos fios como mostrado na segunda foto.
Abra os fios dobrados fazendo um formato de estrela com 5 pontas.
No tubo de madeira, marque com uma caneta um formato de estrela e, com a ajuda do cartão de crédito, faça linhas acompanhando as pontas da estrela na parte de cima do tubo.
Posicione a estrela feita com o fio exatamente onde foi desenhado no tubo e dobre as pontas na direção das linhas marcadas anteriormente. Depois de dobrar os fios em direção ao tubo, prenda-os com uma fita tape.
Agora, corte um pedaço longo de fio (o comprimento vai depender do tamanho da peça) e comece a trançar.
Perceba nas imagens, que a partir de um determinado momento haverá uma troca de fios. Isso é para você entender que você poderá continuar a trançar com um novo fio, caso seja necessário.
Chegando no comprimento desejado, enrole a ponta do fio em torno da malha e amasse bem para que fique presa.
Com a ajuda de um alicate, pegue a malha, já fora do tubo, e passe por dentro do buraco da madeira para deixá-la certinha e sem deformações.

Clique na imagem abaixo para ver em tamanho maior
(Passo a passo produzido por Fine Art By Rocio)
Nas pontas da malha, você poderá criar acabamentos diversos. Veja as imagens abaixo e perceba como as malhas podem se transformar em bijus que são o máximo!

Bijus feitas por artesãos variados que apresentam e vendem as suas peças pelo site do Etsy.com

Engomando a Renda para Fazer Bijuterias

A Manoela, seguidora da comunidade deste blog no orkut, criou um tópico me perguntando sobre como fazer para que as rendas fiquem bem durinhas. Ela disse já ter tentando com goma de maizena, o que desbotava os tecidos coloridos e que só funcionou com os brancos. Disse também que a cola de tecido e cola tenaz deixou o tecido brilhante, o que ela também não queria. A pergunta então era: "Você pode me dar uma dica de como engomar a renda?"
Bom, eu não sabia, mas a Renata Teixeira do site http://www.fridak.com.br/, deixou algumas dicas lá na comunidade que eu achei interessantes para postar aqui e assim, todas vocês, que não fazem parte do nosso grupo de discussões, podem saber também.

Imagem: Colar de Rendas Sobrepostas no Estilo Vitoriano Francês

Há 3 possibilidades:

1) Receita com termolina leitosa:
· 1 tampinha de termolina leitosa· ½ tampinha de água· plástico para proteger a mesa· trincha ou pincel largo
Coloque a termolina e a água em um copo e misture bem até dissolver completamente. Mergulhe a trincha nesta solução e passe sobre o tecido espalhando bem, até molhá-lo completamente. Deixe secar e passe a ferro na temperatura adequado ao tecido e cobrindo-o com um pano limpo. Lave bem o pincel em água corrente depois de usá-lo.

2)Receita com amido de milho:
· 1 colher se sobremesa de amido de milho· 1 copo de água ( 250ml)· 1 panelinha· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamente, depois passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido escolhido.

3)Receita com cola branca:
· 1 parte de água· 2 partes de cola branca· bacia
Essa receita é indicada para se fazer trabalhos maiores, porque o tecido fica mais firme. Despeje a cola e a água em uma bacia e misture bem até dissolver completamente a cola. Mergulhe o tecido, cuidando para todo ele fique bem molhado. Retire da bacia e coloque para secar. Passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido.Se for fazer esta receita apenas para um pedacinho de tecido, faça como na receita com termolina.

Essas foram as opções encontradas pela Renata e, depois de uma pesquisa minha, também não soube de mais nenhuma opção. Se você souber de mais alguma dica, colabore com esta postagem!

Beijokas da Mari.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Estilo Praia - Modelos de Bijuterias para o Verão 2010

Se você está ligada na moda e também interessada no que vai rolar pelas praias desse nosso lindo Brasil e, quer saber o que já tem aparecido no verão do exterior, hoje eu trouxe alguns modelos bem legais para compartilhar.
As bijuterias usadas junto com biquinis e saídas de praia podem variar bastante. Tudo vai depender de como você vai desfrutar a praia. Se você vai mergulhar direto ou ficar se torrando no sol, é melhor que tire a peça para evitar que a danifique. Mas, se você vai ficar na sombra, batendo papo em um quiosque ou na beira da piscina, as suas bijus vão dar um super charme ao seu modelito.
Os modelos de bijus podem ter vários estilos e os materiais mais usados para dar um ar bem tropical são as pedras naturais, madrepérolas, gotas de tons claros e transparentes, acessórios de madeira, metal, e sementes em geral. As Eco Bijus são um "must"!
Mais uma idéia legal para acessórios no estilo praiano, são os broches. Os náuticos dão um show a parte se presos em bolsas ou em saídas de praia, assim como prendê-los nas sandálias ou nos chinelos o look fica um arraso!
Os broches também podem ser presos em chapéus. Um que fica maravilhoso é o da flor de cetim no quadro abaixo. Modelitos interessantes:

Most wonted destination


Beach

Você quer ganhar dinheiro trabalhando com bijus para crianças?

Aproveitando a época, já que faltam apenas dois meses para o dia das crianças, vou dar uma dica bem legal aqui.
Para começar, vocês sabiam que a criançada fica enlouquecida com miçangas e artigos de bijuterias em geral? E vocês sabiam também, que aqui no Brasil, as crianças quase não têm vez na hora de brincar e mexer com essas pecinhas?
Eu me lembrei um dia desses de uma vez eu fui em uma loja só de brinquedos nos EUA e vi que eles vendem uns kits completos de como fazer bijuterias, especial para crianças. Tipo um "disk biju" só para a garotada. Achei o máximo!

Outra coisa legal desses kits é que alguns são tematizados como este da foto abaixo, que é só do estilo de bijuterias para praia.

O kit completo vem com peças específicas de acordo com o tema "miçangas de praia", unindo miçangas de flores do tipo havaianas, búzios, miçangas de conchas naturais e madrepérolas, além de outros tipos de miçangas um tanto rústicas. Outra coisa que completa essa caixinha divertida, são instruções simples e criativas para a criançada entender e montar tudo sem a ajuda do papai ou da mamãe. O máximo, não é mesmo? É claro que existe uma idade mínima para desfrutar desse "brinquedo".

Gente, eu nunca vi isso para vender no Brasil! E quem vender essa idéia aqui, vai ganhar dindim! Especialmente no mês de outubro, hehehe.

Se isso existisse na época em que eu adorava brincar com barbies, as coitadas iriam ficar para trás.

Vocês já imaginaram que além de kits de praia como este acima, vocês podem criar kits do tipo cowgirl, ou que tal um kit princesa, bem feminino? E um kit estilo halloween com miçangas mais escuras e pingentes de aranha e morceguinhos? hhahaahhaha altas idéias!

Muitas leitoras daqui do blog têm me falado que estão com dificuldades de ganhar dinheiro nessa área e por isso, achei que esta postagem iria ajudar um pouquinho. Como eu já disse aqui antes, se você quiser ganhar dinheiro com bijuterias, vai ter que fazer e ser a diferença em um mercado competitivo.

Outra coisa importante a se destacar, é que as bijuterias não são coisas essenciais para a sobrevivência de ninguém e, por isso, para muitas pessoas chegarem a comprar essas "futilidades", elas devem ter sido bem assediadas visualmente. Para se ganhar dinheiro com vendas, você deve ser um empreendedor. O empreendedor tenta pensar além do que já foi pensado. Ele tenta buscar o que nunca foi encontrado. Parece difícil? Bom, isso vai depender da sua capacidade e criatividade. Se tantas pessoas conseguem, porque então você não conseguiria?

Provérbios 16
3 -"Confia ao Senhor os teus negócios, e teus pensamentos serão realizados."
8 –"Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça."
9 –"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Links, Conectores ou Entremeios, você escolhe. Todos de fio de aço!

Essencial para as artesãs que trabalham com arame ou fio de aço é saber fazer entremeios. Se esses entremeios forem criativos e diferentes, melhor ainda! Com eles, dá para criar lindíssimas correntes, detalhes super legais em colares, pulseiras e até brincos.Aqui no blog mesmo você vai poder encontrar um passo a passo super legal de entremeio neste link.

Clique na imagem para ver os detalhes da foto
As possibilidades são muitas, como você pode ver. Basta ter os fios e os alicates certos. Os estilos também podem variar do moderno até os mais antigos como o vintage (colar abaixo).
Os modelos podem ser freeform ou ter formas definidas como estas lindas margaridas!
Agora, falando seríssimo! Trabalhar com fios assim é uma terapia, não?

Gargantilha Princesa no Estilo Vintage

O passo a passo desta gargantilha de hoje é dividido em duas partes:

Passo a passo produzido pela artesã americana Robyn em Robyn's Bead Page.com
Primeiro você vai fazer entre 9 e 12 deste modelo logo abaixo. Este modelo é chamado de "ponto diamante". Veja o passo a passo das imagens baixo da esquerda para a direita e de cima para baixo somente até a imagem número 5 e dê um nó. A intenção é que o pingentinho fique como o da imagem acima.
As miçangas utilizadas podem variar de acordo com o seu gosto. Para a linha, use linhanyl ou fio de nylon fino. Não esqueça de usar uma agulha fina o suficiente para caber nas miçanguinhas.
Agora você vai acompanhar a segunda parte do passo a passo.

Aqui, você vai começar prendendo uma linha bem longa a um pingente. Essa linha deverá estar presa em seu meio para que tenha duas pontas. Encaixe algumas miçanguinhas em um dos lados da linha antes de começar a encaixar os pingentes de ponto diamante que você fez anteriormente.
Perceba que você irá trabalhar com os dois lados da linha.
Neste passo a passo, você pode ver como se trabalha o pingente de ponto diamante, mas apenas o primeiro. Você deverá repetir todo este processo até que tenha alcançado o comprimento desejado para a sua gargantilha.
Para terminar, acabe o outro lado do colar fazendo um anel de miçangas que se encaixe no pingente utilizado do outro lado ou, faça como na primeira foto deste passo a passo, ao invés de utilizar um pingente, faça dois anéis de miçangas nas duas extremidades da gargantilha e use uma fita de seda para o acabamento.
Passo a passo produzido pela artesã americana Robyn em Robyn's Bead Page

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Uma Super Idéia de Colar

Uma das lojas online que eu mais curto dar uma bisbilhotada é a net-a-porter.com. Lá eu encontro bijus e jóias que me dão altas idéias, assim como este colar da foto logo abaixo. O nome do colar é o Lee Angel Beaded collar necklace. Clique na foto abaixo e veja os detalhes. Muito simples de fazer e adivinhe o precinho...195 dólares!!!
Um dos motivos de eu achar esse colar uma graça é o fato dele ficar muito bem com roupas básicas, dando à elas um estilo um tanto boho-chic. O boho-chic é aquele estilo hippie mais arrumadinho, lembra? Eu já andei postando sobre esse assunto por aqui.
Outra coisa legal nesse colar é a linha vermelha costurada na corrente. Gostou? Eu também :P

Miscelânea de Passo a Passo Número 5

Pois é, eu voltei a postar as miscelâneas de passo a passo. Já era tempo, não? E hoje essa miscelânea vem com novidades bem legais. Para começar, vamos ver este passo a passo de colar de tecido que também pode ser considerado como uma echarpe.
Primeiro, pegue uma camisa que seja de preferência de um tamanho médio ou grande. Se a camisa for branca, você pode comprar tinta para tecido e dar uma manchada nela e criar um estilo tye-dye (um tanto década de 60 e 70) ou qualquer outra estampa.


Marque a camisa como demonstrado na foto abaixo.


Corte a camisa com a tesoura, mas só um pedacinho. Depois, com a ajuda das duas mãos, rasgue a camisa até o outro lado. Somente rasgando o tecido você terá um efeito legal nas tiras.
Repita esse processo até você ter várias tiras.

Para finalizar, com duas tiras, você deverá amarrar as outras formando assim o colar de tecido ou echarpe.
Fim :P


Passo a passo de anel de rosa de feltro:
para este passo a passo, além do feltro linha, agulha, cola e tesoura, você deverá ter uma base para anel.

Siga os passos das fotos acompanhando da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Passo a passo de pingente de pirulito de fimo:

Um ótimo projeto para a criançada! Vamos começar?




Com duas massinhas de fimo de cores diferentes, com as mãos, faça dois rolinhos. Depois, enrole os dois juntos até que fiquem bem aderidos um ao outro.

Comece agora a fazer uma espiral.

Pegue dois palitos de pirulito e prenda na parte onde você terminou a espiral. Pegue também um parafuso com alça e prenda na parte de cima do pirulito.


Depois, tire o palito e ponha o pirulito para assar no forno até endurecer. Tire do forno, deixe esfriar um pouco e coloque cola no buraco do palito (cola super bonder, etc). Ponha de volta o palito. O parafuso com alça deverá ficar na massa na hora de ir para o forno.

Coloque seus pingentes de pirulito de fimo em uma corrente bem bonita.



Todos esses modelos de passo a passo foram feitos na sequência por: Moosie M., Angelichigo e Cat Morley no Cut Out and Keep.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Você gosta de bijuterias de renda? E que tal se forem de renda de chainmaille?

Como eu já andei falando anteriormente, em outras postagens, para se produzir lindas peças de bijuterias nem sempre é preciso conhecer técnicas muito complicadas. As técnicas para muitos modelos de chainmaille são assim. Simples mas muito legais além de nos inspirar com várias possibilidades de montagem.

Hoje, eu trouxe um modelo de chainmaille muito interessante. Este modelo imita renda e o resultado vocês podem ver logo abaixo.Um pequeno passo a passo:

Primeiro, produza elos ou argolinhas (veja como neste link). Faça argolinhas maiores e menores. Somente dois tamanhos diferentes e um tamanho, de preferência, somente o dobro do tamanho da outra.

Depois, faça uma corrente com as argolas maiores, conectadas por duas argolas menores.
Quando você terminar de fazer a corrente até o comprimento desejado, você passará para a última parte desse processo que fará aparecer a aparência de renda.Prenda 6 argolinhas menores de um dos lados da argola maior. Depois prenda um elo em cada duas dessas argolinhas. Para finalizar, conecte essas últimas argolinhas entre si. Com mais duas argolinhas, prenda as últimas às argolas maiores ao lado.
Reveze os lados da corrente para essa última parte, sempre pulando uma argola grande.
Difícil de entender? Acho que não, né? As imagens já falam quase que por si só!
Para terminar esta postagem de hoje, vou deixar uma imagem de um colar incrível feito com a técnica do chainmaille. O que se destaca neste colar, é o fato dele possuir uma mistura de correntes de chaimaille com correntes comuns além de ter uma peça central lindíssima, envolta por chainmaille. Clique na imagem para vê-lo em tamanho maior e reparar nos detalhes.
Colar feito por Trendzgallery

Combinações interessantes com este colar:
For AngelVS x

- - -

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Brincos Feitos com Detalhes em Correntes

Idéias para criar novas peças de bijuterias são sempre bem-vindas, não? Então, estes brincos que vocês podem apreciar, têm um ponto que me atraiu bastante. O fato de serem produzidos com detalhes em arame mas principalmente. com correntes, dá à eles um toque de leveza e balanço indispensáveis para essas bijus.

Algumas técnicas usadas para fazer essas peças você pode encontrar aqui no blog. Por exemplo: A técnica para fazer a base no formato de gota dos brincos acima, assim como envolver as miçangas em torno dela, fazer loopings usando o alicate de ponta redonda e fazer o laçado que segura os cristais nos brincos abaixo. Todas essas técnicas são bem básicas e ensinadas por aqui.

Brincos produzidos pela Sky Dreams
Dá para se perceber nesta postagem que nem sempre é necessário ter o conhecimento de técnicas muito difíceis e complicadas para se produzir bijuterias bonitas e diferentes. A criatividade vai ser sempre a sua melhor aliada e esse é um dos motivos pelo qual eu faço questão de postar aqui sobre diversos tipos de bijus, apresentando peças de designers e "miçangueiras de plantão" que eu acho que merecem ter o seu destaque.
Este útimo par de brincos foi feito por Sirenedelmare

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Colar Chiquérrimo!

Vera Wang é uma designer de bijuterias finas e eu estou amando a sua nova coleção Outono/Inverno de 2010 para os países do hemisfério norte!
Seus colares são feitos com uma combinação de pingentes ou broches vintage presos à retalhos de seda também com detalhes em laços de seda.
São peças realmente chiques e perfeitas para ocasiões como festas mais formais e casamentos.
Quer saber do que estou falando?
Veja esta foto abaixo:
Quem deseja usar um colar assim, deve saber que ele será o foco do seu modelito e nenhum acessório grande a mais será necessário para compor o visual.

Quer uma dica de como produzir um colar como este?

Primeiro, corte um pedaço de tecido no formato da parte da frente do colar. Esse tecido poderá ser camurça, couro ou até feltro.
Corte a seda em vários retalhos mas que eles não podem ter as pontas muito finas.
Costure os retalhos pela base do colar. Perceba que você deverá prender apenas o centro do retalho com alguns mínimos pontinhos e deixar as suas extremidades arrepiadinhas para cima. Preencha o máximo a base com retalhos de seda para que ela não apareça.
Por cima dos retalhos, prenda broches ou pingentes de strass.
Nas pontas de cima do tecido-base, onde não existem retalhos de seda costurados, coloque mais broches ou pingentes de strass e, faça um pequeno orificio no tecido para prender o acabamento de fita de seda.


Gostou da idéia? Não é difícil de fazer, apenas leva tempo e requer paciência. O resultado você pode perceber que vai dar o que falar!

Obs: Caso você não queira utilizar os retalhos em seda, use organza. Para dar um efeito legal nas pontas da organza, você deverá derreter as extremidades com a ajuda de uma vela. Veja o passo a passo de flores de organza no link ao lado "Mandalas e flores".

Mais colares por Vera Wang e combinações de roupas

Rosette

Você sabia que esses colares custam mais de 600 dólares?Details are fun

sábado, 1 de agosto de 2009

Colares Vintage com Tons em Degradeé

Dando uma pesquisada em marcas de bijus que sempre me chamaram a atenção, descobri estas peças vintage em tons de degradeé que são o máximo!
Estes colares chunky ou maxi colares (chamados assim por serem volumosos e grandes), são produções da marca "1928 Jewelry" que fabrica bijuterias maravilhosas no estilo vintage.

O que me fez postar essas lindas peças hoje é o fato delas serem hiper fáceis de fazer e o resultado, como vocês podem ver, é bem legal.
Perceba que você mesma poderá criar a corrente, que é a base do colar, com um elo maior e outros 3 menores e assim por diante, montando os elos até o comprimento desejado.
Você deverá ter cristais neste modelo ovalado e facetado que você pode ver nas fotos, e, separar também, mais elos menores para a junção deles. "De olho" mesmo você consegue entender com muita facilidade, como eles deverão ser interligados.
Um destaque interessante nesses colares e que não poderia faltar para dar um toque bem vintage é o detalhe da abelhinha de strass fixada em uma das flores.

Vocês não concordam comigo que este é um projeto bem legal e facinho? Uma Super idéia para este Sábado meio friozinho rsrsrs.
Para mais idéias de cores e tons em degradeé, não deixem de visitar o site colourlovers.com.