Comunidade no orkut

Você tem perguntas, quer passar sugestões de postagens e ainda discutir algumas técnicas? Está com dúvidas sobre tipos de materiais como qual arame ou fio comprar para modelagem de bijus e etc? Então faça parte da comunidade deste blog no Orkut. Clique aqui.

Participe aqui também: comocriarbijuterias.ning.com

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Colar Estilo Dolce & Gabbana

Nas minhas bisbilhotadas por lojas online desse mundão afora, descobri esse colar, na loja britânica, Talullah Tu. Lá, está descrito que a peça está no estilo dos colares Dolce e Gabbana para este outono/inverno dos países do hemisfério norte.
O grande "lance" deste colar é que ele vem destacando pedras grandes e brilhosas. Poderosíssimo para ocasiões noturnas! Seu comprimento é de 65cm além de ser bem carregado nas correntes.
Gostou? Então clique na foto para entender os detalhes.

Entremeios de Miçangas - Passo a passo

A simples adição desses entremeios de miçangas entre miçangas maiores ou pérolas pode causar um super efeito em qualquer colar.

Passo a passo fornecido pela revista americana Bead and Button
Vamos conhecer os materiais?

-miçangas do tipo "seed" tamanhos 14 ou 15 ou miçangas do tipo "charlottes";
-miçangas tamanho 11 do tipo "seed";
-cubinhos de 1,8mm;
-fio de nylon ou linhanyl;
-agulha fina;
-tesoura;

Técnicas usadas neste passo a passo:

- ponto escada;
- ponto tubular em zigue-zague;

1) BASE. Use o ponto escada para trabalhar o centro e depois adicione a primeira fileira de miçangas para cada lado do entremeio:
2) PRIMEIRO LADO: Siga os passos abaixo usando agora o ponto tubular em zigue-zague:



3) SEGUNDO LADO: Do outro lado da peça, repita o segundo passo.
Uma variação para brincos:
Passos produzidos pela Revista americana Bead and Button.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bracelete de Fio de Aço - Uma Idéia Freeform

Cortando apenas 3 pedaços de fio de + ou - 30 cm cada, e utilizando algumas miçangas médias, nós podemos criar muitas coisas no estilo freeform, e uma delas é esse bracelete.
É claro que, a espessura desse fio é mais grossinha e, por isso, o bracelete fica bem firme e os fios não se deformam com muita facilidade.
Para quem gosta e tem a oportunidade de trabalhar com o fio de aço, o arame galvanizado ou até o fio de prata, aí está mais uma idéia bem legal!

Mais um modelito freeform:

Bracelete 2: www.acfried.com


Importante!!!
Uma querida colaboradora e seguidora do blog, a Cláudia Oga, me mandou um email querendo compartilhar o endereço de um site de venda de materiais de bijuterias muito bom. Ela disse: "Eu tenho uma dica de site que vende alguns fios interessantes, de 0,9mm de espessura: é o Jardeni. Foi difícil mesmo encontrar os fios, e acho que devo compartilhar as informações com todos os que acessam o seu blog. Obrigada e tudo de bom, Claudia. "
Obrigada, Cláudia! Uma ajuda dessas é sempre bem-vinda.

sábado, 19 de setembro de 2009

Estilo Africano Vintage

Uma das coisas que mais gosto de fazer é pesquisar sobre estilos. Estilos de épocas, de modas e de lugares diferentes aliados às tecnicas de montagem de bijuterias. Se você gosta de bijuterias do jeito que eu também gosto, esse é mais um post super construtivo.
Hoje vou falar um pouquinho sobre esse estilo que também foi usado em outras épocas mais antigas, e, por isso, se destaca pelos dois motivos: O motivo étnico (neste caso, com influências africanas) e o motivo vintage (um tanto retrô).

O importante, é reparar no material usado nessas peças. Normalmente eles são bem caracterizados e chiques. Chiques porque, antigamente, as bijuterias só eram usadas se fossem finas e de material de boa qualidade. As miçangas são detalhadas e trabalhadas para realmente passar a idéia daquele estilo.
Neste par de brincos, podemos perceber que as miçangas são desenhadas à mão com a estampa de zebra. Bem africano!
Para quem gosta do dourado, esse bracelete de mistura de modelos diferentes de correntes com um pingente de elefante perolado é um "must"! Bem africano vintage mesmo!
Peças de madeira pintadas à mão também fazem parte de uma época onde as bijuterias começaram a entrar na moda.

Mais uma miçanga pintada à mão. Para quem quer ganhar dinheiro com bijus, trabalhar com a arte da pintura em miçangas é não só prazeroso como lucrativo. Lucrativo porque não é em qualquer lugar que a gente encontra miçangas diferentes e de boa qualidade.
Um pouco mais sobre a bela raça negra no Brasil:

Durante muito tempo acreditou-se na inferioridade dos negros aos brancos, com relação à sua estética, comportamento, cultura, economia e política. Essa imagem estereotipada imputou a esse grupo étnico o desenvolvimento da baixa estima. Sem referência positiva da sua imagem, o negro começou abdicar de sua raça, sua cultura, seus valores, iniciando um processo de branqueamento cultural, estético e comportamental.

summer inspiration....



Mas a partir de 1990 a imprensa negra começa a questionar a nova tendência da indústria de consumo nacional envolvendo produtos e serviços que, além de propagar a idéia de que os negros podem e têm o direto de consumir como qualquer pessoa no Brasil. E com isso, a ênfase das linhas editoriais da chamada Afromídia caminharam muito mais na direção de discussões sobre música, saúde, beleza comportamento. Já era tempo, né?
A beleza negra hoje é bem destacada e as modas, de origem africanas, são muito exploradas não só em nosso país como em vários lugares do mundo.
Para finalizar, um belo exemplo de beleza negra brasileira e de sucesso, hoje estamos vendo na nova novela da Globo "Viver a Vida" com a linda Thaís Araújo no papel de Helena.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Passo a Passo de Anel de Argolinhas ou Elos (Com a Técnica do Chainmaille)

Que tal um passo a passo de anel bem diferente e divertido? Animada?

www.shineyrocks.co.uk Material:

- Uma pérola média;
-Nove cristais redondos e pequenos;
-Nove cristais em forma de pingente;
-Fio de aço de 0.25 a 0.32mm (para prender os cristais aos elos do anel);
-Agulha (para prender os cristais com o fio de aço);
-Elos pequenos;
-Alicate de corte;
-Alicate de ponta achatada ou de molde;

Passo a passo:








quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mais de Frivolité! Passo a Passo e Inspirações

O frivolité é uma ótima opção para a montagem de bijuterias. Isso porque, assim como os trabalhos feitos em arame ou fio de aço, essa técnica com linhas te dá a oportunidade de criar infinitos tipos de modelos desenhados de acordo com a sua criatividade. Para quem gosta de mandalas, o frivolité é mais uma opção bem legal! Você também poderá fazer brincos, colares, pulseiras, pingentes e muito mais usando apenas linha, navete ou agulha de crochê e até miçangas. Em postagens mais antigas no link "Frivolité e bijus", eu falo mais sobre o material necessário. Vamos para um pequeno passo a passo de brincos de frivolité? (Para quem já tem noção de frivolité).
Para este modelo, utilize um navete, linha de crochê, dois acabamento para brincos (anzóis), duas argolinhas ou elos,miçanguinhas pequenas (seed), duas pérolas médias e duas pérolas pequenas.
Enfie duas miçanguinhas, faça 2 pontos e comece com uma voltinha aberta ( também conhecida como corrente aberta). Perceba que você deverá deixar um laço grande o suficiente para colocar o navete e deste laço é que os pontos serão iniciados.
Coloque uma pérola média no circuito de partida. Coloque o navete por esse laço. Enfie também as miçanguinhas da parte central mais baixa do brinco.
As contas pendentes no fundo são um picot grande. Faça o resto do caminho ao redor da pérola média. É bom manter um clipe de papel no espaço onde irá juntar-se, de que maneira que o espaço estará lá quando você for precisar dele, não se escondendo dentro da pérola!
Em seguida, deslize o mesmo número de miçangas em cada lado, e fixe-as no lugar com um ponto de bloqueio, para que fiquem no lugar.
Termine com outro "anel" de divisão, seguido por um "anel" normal, que era usado para esconder as extremidades.
Fim :P
Obs: Lembrando que, para se trabalhar com frivolité, você deverá ter bastante paciência pois nem sempre vai sair tudo certinho no começo. É uma técnica que requer treino!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Idéia fofa de brincos de fio de aço dourado no estilo vintage

Com apenas duas espessuras diferentes de fio, um em torno de 0. 64 e outro em torno de 0.32 milímetros, nós podemos criar bijus muito legais como esse par de brincos.Para a base, corte um pedaço do fio mais grosso de + ou - 5cm. Faça um "looping" bem no meio do fio. De um lado faça 4 "loopings", um seguido do outro e do outro lado faça a mesma coisa.
Depois, comece a trabalhar com o fio mais fino envolvendo o fio mais grosso em algumas áreas, como se pode ver.
Organize cristais em forma de "chuveirinho" ou o que mais quiser para pendurar no centro da peça. Difícil? Bom, um projeto desse serve mais para as "miçangueiras de plantão" de um nível intermediário. Aquelas que já têm uma certa experiência em trabalhos com fios.
Gostou? Bora trabalhar!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Para as Amantes do Estilo Vintage

"A Moda vintage é uma moda retrógrada (retrô), uma recuperação de estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960."
Não sei se você é de reparar como eu mas, uma vez ou outra a gente pode ver amantes desse estilo desfilando por aí como se estivessem vivendo nos anos 60, 50 e daí para menos. Um charme só! Mas será que é tão fácil assim encontrar peças que sejam essenciais para as apaixonadas da moda vintage?
Colar feito pela Cielo Design

Bom, em termos de bijuterias, se você for uma "miçangueira de plantão", o que não faltam são idéias e inspirações além de passo a passo que eu já andei postando aqui pelo blog e que você também pode encontrar em muitos sites e blogs nesse mundão virtual. Mas, agora, e as roupas? E os acessórios como óculos, sapatos e outros? Você gosta tanto quanto eu gosto, e também tem dificuldades de encontrar para dar uma renovada no seu guarda-roupas? Então vou dar uma dica especial para as minhas amigas internautas: Visitem o site http://www.euamovintage.com.br/ e confiram as peças belíssimas que o site vende.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Faça Seus Fechos com Arame ou Fio de Aço - Idéias + Passo a Passo

Pois é, esse negócio de comprar os fechos ou acabamentos já prontos nas lojas que vendem materiais para a montagem de bijuterias já é um negócio ultrapassado. Além de ser mais caro, não é?
O grande lance agora para muitas "miçangueiras de plantão", tem sido encontrar os arames ou fios desejados para criar essas pecinhas tão necessárias. Para quem ainda tem dúvidas de onde encontrar esse material, na comunidade deste blog no orkut nós trocamos endereços e dicas sobre isso. Se você tiver paciência, em várias postagens aqui eu também dou dicas além de endereços que estão do lado direito dessa página.
Outra coisa complicada é encontrar as espessuras certas de acordo com o tipo de trabalho que você quer fazer. Você pode reparar que algumas peças têm os fios mais grossos e outras fios mais finos. Os mais grossos é que são os mais difíceis de se encontrar, infelizmente. Quem conseguir ter acesso a eles no Brasil, não deixe de passar a dica para as suas colegas, please!!!?
Por enquanto, vamos conhecer um pequeno passo a passo de um bastão que é utilizado para fechos? Este possui uma espessura mais fácil de se encontrar por aí, é a de 0.32mm. Vamos ver então:
Siga o passo a passo do fecho de cima para baixo e da esquerda para a direita:
Comece cortando um pedaço de fio bem comprido. Algo em torno de 15 cm. Faça um looping no centro do fio e posicione os dois lados do fio para a mesma direção. Com um lado do fio, você deverá seguir até um tamanho desejado para peça, fazer outro looping e volta para a direção do looping anterior. Com o outro lado do fio que sobrou, você vai começar a envolver a base. Perceba que para este processo, você deverá usar o seu alicate de ponta chata para segurar a peça enquanto você trabalha. Quando chegar na altura do meio da peça, faça uma voltinha para cima, e volte a envolver a base (imagem 5). Finalize.
Vamos para mais idéias?
Estes fechos abaixo são um exemplo de peças feitas com um fio de espessura mais grossa. Eles também foram martelados em algumas partes para dar um efeito amassadinho e mais plano.

Queria também finalizar essa postagem agradecendo o apoio e a amizade de algumas amigas blogueiras que estão sempre por aqui mandando mensagens e acompanhando as postagens que eu faço. Mesmo em fases difíceis elas me deram apoio psicológico e mostraram interesse pela minha vida além do mundo virtual. Um beijo grande para a , a Vilma, Ozaíla, Audrey, Melza, Rayan, Eliane Lourenço, Ana e Cris, Liz, Edna e todas vocês que sempre passam por aqui com mensagens positivas e de carinho.
"A caridade é o caminho mais curto para a perfeição".

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Passo a Passo de Fecho para Pulseiras ou Colares

Vamos aprender a fazer um fecho de arame com miçangas?

Então, separe o seu arame ou fio de aço que seja de uma espessura não muito fina para não entortar fácil e, separe também, algumas miçangas bem legais. De preferência miçangas que combinem com a pulseira ou o colar onde o fecho será utilizado. Não esqueça dos seus alicates de ponta redonda, de ponta chata e de corte!Comece cortando um pedaço de fio. O tamanho dele deverá ser proporcional ao tamanho de fecho que você vai precisar. No meio do fio, faça uma pequena voltinha ou looping, usando o seu alicate de ponta redonda.Em um dos lados, comece a encaixar as miçangas e, depois, faça uma espiral até alcançar as miçangas, com o fio que sobrou.Faça isso do outro lado também. Veja como deverá ficar:Agora, faça um círculo com o fio utilizando o seu mandril ou qualquer objeto redondo que seja do tamanho desejado.Faça agora, uma voltinha ou looping em uma das pontas. Pela outra ponta, comece a encaixar miçangas.Seu círculo deverá ficar assim:Depois, faça uma outra voltinha ou looping do outro lado em uma posição que você possa encaixar uma voltinha por dentro da outra.Pronto! Seu fecho de miçangas está pronto!

Variação:

Este, ao invés de fazer duas voltinhas no círculo ( que neste caso está em forma de balão), foi feita uma única voltinha laçada pelo outro lado do fio.

O bastão de encaixe neste caso não possui espirais nas pontas, e o seu meio também possui um laçado que no nosso passo a passo acima, não tem.

Veja como usar o seu fecho!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Passo a Passo de Acabamento

Você precisa aprender a fazer um acabamento com fio que seja rápido e simples?
Bom, uma ótima opção para isso é utilizar essas pequenas pecinhas de metal, que você pode encontrar facilmente em qualquer loja que venda materiais para a montagem de bijuterias. Passo a passo:
Encaixe uma pecinha de metal (pode ser chamada de "tip") como na imagem abaixo: Depois, com o seu alicate de ponta achatada, amasse a peça de forma que ela fique completamente pressionada ao fio.

Veja como deverá ficar:

Agora corte o excesso de fio de um dos lados:
Pronto, acabamento finalizado!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cobrindo uma miçanga com miçangas - Passo a Passo

Hoje o passo a passo está facinho, facinho. Vamos pegar uma miçanga redonda, como esta perolada que eu utilizei da foto logo abaixo e, vamos cobri-la com miçanguinhas menores (as "seed"). Além desses materiais, nós vamos precisar de fio de nylon fino e maleável ou, linhanyl, ou qualquer outro fio que sirva para trabalhos de bijuterias como este. Para começar, corte um pedaço bem longo de fio e amarre na miçanga maior, passando-o por dentro dela como na foto abaixo. Você deverá deixar sobrar de um lado, pelo menos uns 5cm de fio para o arremate final e, do outro lado, você deixa o pedaço mais longo de fio. Com este lado mais longo é que você fará a maior parte do trabalho.
No lado mais longo do fio, encaixe as miçanguinhas menores. Entenda que, para cobrir corretamente a miçanga maior, você deverá colocar um número determinado de miçanguinhas que irá cobrir a peça corretamente.
Tente medir essa quantidade cobrindo a miçanga maior desde a beirada do seu orifício até a beirada do orifício do outro lado.
Passe agora o fio mais longo, já com as miçanguinhas encaixadas, pelo orifício do outro lado e puxe o fio.
As miçanguinhas deverão ficar bem apertadinhas e unidas à miçanga maior.
Continue seguindo neste processo até que você cubra totalmente a peça e, ao final, dê um nó com o fio que sobrou com o fio que você havia deixado sobrar anteriormente junto ao orifício da miçanga maior.
Gostou deste pequeno projeto? Então veja uma idéia muito fofa de conjunto de colar e brincos feitos com as miçangas cobertas com miçanguinhas.
Esta última idéia ainda é mais interessante. Você pode alternar as passadas de miçangas entre miçanguinhas pequenas e uma mistura de pequenas e maiores.